O Secretário de Cultura do Sindieletro, Marcelo Borges, participará do 1º Festival de Teatro do Oprimido, evento que celebra e fortalece a arte como ferramenta de transformação social. Intitulado "Árvore", o festival ocorre de 5 a 12 de abril e reúne grupos teatrais, ativistas e representantes do setor cultural para debater e vivenciar o método criado pelo dramaturgo Augusto Boal.
Marcelo Borges integrará o painel "História do Teatro do Oprimido em Belo Horizonte", que acontece no dia 9 de abril, às 19h, na Funarte BH. O bate-papo contará também com a participação de Herlen Romão, Lucas Costa, Dimir Viana, Gabriela Serpa Chiari, Cida Falabella, Meire Regina e Nuno Arcanjo, sob mediação da professora doutora Rita Gusmão.
Criado na década de 1970 pelo carioca Augusto Boal, o Teatro do Oprimido surgiu como resposta à censura e à repressão, incentivando a mobilização, o pensamento crítico e a ação teatral como instrumentos de transformação social. "Realizar esse festival é afirmar a potência da linguagem criada por Boal, ao reunir pessoas, trocar informações, compartilhar vivências e desafios, construindo novas pontes e saberes", destaca a idealizadora do festival, Mari Sena, que desde 2022 buscava concretizar um evento dedicado a essa vertente do teatro em Belo Horizonte.
O festival conta com o apoio da Funarte MG, o patrocínio da Diefra Engenharia e Consultoria e é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. A curadoria é assinada por Herlen Romão, Jackeline Monteiro, Lucas Costa e Mari Sena, que também coordena o evento ao lado de Cris Diniz.
Confira a programação completa do evento e acompanhe as publicações do festival no Instagram.
-------------------------------------------------------
Acompanhe o Sindieletro nas redes sociais:
ATENÇÃO: entre nos nossos GRUPOS EXCLUSIVOS no WhatsApp e Telegram para receber notícias do Sindieletro!
(Os grupos são fechados e apenas a Comunicação oficial do Sindieletro envia as mensagens)
Solicite sua entrada: envie uma mensagem para o Sindieletro no WhatsApp.
-------------------------------------------------------