Atiradores de elite, caveirão, centenas de policiais, bloqueio de ruas: essa é a receita do governador Romeu Zema para sitiar a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e impedir o protesto legítimo de servidoras e servidores contra a retirada de direitos em plena pandemia de coronavírus. Tudo para destruir carreiras e impor um confisco fiscal.
Na terça-feira, 1º de setembro, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE/MG), com apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT/MG), toda a base CUTista, movimentos sindicais e lideranças políticas, realizou ato contra a reforma da Previdência proposta pelo governador.
A mobilização conjunta foi contra a PEC 55, da reforma da Previdência, votada ontem em primeiro turno (infelizmente, aprovada), no Plenário da ALMG. Todo o aparato de repressão foi contra quem recebe os salários mais baixos. Trabalhadoras e trabalhadores, entidades representativas e apoiadores seguiram na ALMG para acompanhar a votação e pressionar os deputados.
O Projeto de Lei Complementar (PLC) 46/2020 e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55/2020 compõem a Reforma da Previdência e foram encaminhadas pelo governador à Casa em plena pandemia de Covid-19, quando a participação popular é inviável.
O Sind-UTE/MG destaca que, em nenhum momento, o governo do Estado dialogou com qualquer entidade do funcionalismo e a manifestação foi mais uma resposta da Educação contra a retirada de direitos. Também foi mais um momento para cobrar dos deputados e deputadas estaduais voto CONTRA o PLC 46 e a PEC 55, que estão em tramitação na Assembleia.
O PLC e a PEC desmontam o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG), destroem com o direito à aposentadoria e à assistência em saúde, diminuem salários, aumentam o tempo de contribuição, obrigam aposentados/as a contribuírem e impõem 40 anos em sala de aula para as professoras
Deputados, não destruam as vidas de milhares de famílias!
Fonte: CUT Minas
CONFIRA FOTOS (REGINALDO SILVA) DO PROTESTO DA TERÇA-FEIRA, 01 DE SETEMBRO