Zema destina R$ 41 milhões para revitalização de estrada próxima ao sítio da família

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciou um investimento significativo de R$ 41,2 milhões para a revitalização de uma rodovia que passa nas proximidades do "Rancho Zema", sítio pertencente à sua família em Rifaina (SP). A iniciativa tem gerado controvérsias e questionamentos sobre as prioridades do governo, informa o jornal O Globo.

O edital, divulgado pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) em 6 de junho, contempla obras de recuperação em 107 quilômetros da MG-428, iniciando no entroncamento da BR-262, em Araxá (MG), cidade natal de Zema, e estendendo-se até a divisa de Minas com São Paulo, onde está localizado o rancho da família do governador.

Segundo informações obtidas, o projeto de recuperação da MG-428 representa aproximadamente 20% de todas as estradas reformadas durante o mandato de Zema até o momento. O governo estadual informou que, dentro do projeto Provias, lançado em abril de 2022, foram recuperados 635 km de pavimentação rodoviária. Essa iniciativa, composta por 124 empreendimentos, já concluiu 32 obras, de acordo com dados do DER-MG.

O "Rancho Zema" está localizado no lado paulista da divisa, na cidade de Rifaina, a cerca de uma hora e meia de Araxá. O local serviu de refúgio para Zema e sua família em diferentes ocasiões, incluindo a celebração do Ano Novo de 2020. Imagens do governador desfrutando de passeios de lancha e nadando com seus filhos no rancho circularam em diversas ocasiões.

No entanto, a licitação para as obras ainda não tem um vencedor definido. O DER-MG publicou, na última quarta-feira, o resultado das empresas habilitadas a concorrerem. Servidores do governo relatam que Zema está sofrendo pressão da população de sua cidade natal por melhorias na região. O deputado estadual João Bosco (Cidadania), conterrâneo de Zema e vice-líder do governo na Assembleia Legislativa, abordou o assunto em um vídeo publicado no Instagram, ao lado do governador.

Em resposta às críticas, o governo de Minas Gerais alegou que suas decisões são baseadas "exclusivamente em critérios técnicos". Segundo comunicado oficial, o trecho de 107 km da MG-428 não passou por intervenções e melhorias significativas há décadas, tendo recebido apenas reparos emergenciais. De acordo com a nota, uma avaliação técnica realizada em 2023 identificou "defeitos generalizados em toda a pista", incluindo trincas que comprometem a estrutura devido à infiltração de água.

A demanda por melhorias na rodovia é recorrente desde pelo menos 2021, inclusive com um abaixo-assinado dos moradores de Sacramento solicitando intervenções. O governo estadual afirmou que os investimentos em estradas são definidos com base em análises técnicas do DER, que realiza estudos abrangentes em toda a malha viária estadual periodicamente. O último levantamento completo foi realizado em 2020. A MG-428 já estava classificada como "urgente" para receber investimentos de melhorias no estudo mais recente do órgão.

No entanto, o documento aponta um total de 803 trechos sinalizados como "urgentes" no estado, 585 que requerem algum tipo de intervenção e outros 701 sem "nenhuma prioridade". A MG-428 possui trechos com diferentes graus de prioridade, desde nenhum até o mais alto. Minas Gerais possui uma extensa malha viária de 272 mil km, a maior do país, segundo dados do governo Zema. No entanto, apenas 23,2% das estradas mineiras estão em bom ou ótimo estado, de acordo com o mais recente relatório da Confederação Nacional do Transporte (CNT) sobre as condições das rodovias pavimentadas brasileiras.

A situação precária das estradas levou o Ministério Público mineiro a mover três ações judiciais, duas contra o governo estadual e uma contra uma concessionária, a fim de exigir a realização de obras necessárias, conforme publicado pelo jornal Folha de S.Paulo. Diante dessas circunstâncias, a destinação de um montante considerável de recursos para a recuperação de uma estrada próxima ao rancho familiar do governador tem despertado debates sobre as prioridades na gestão pública.

Fonte: Brasil 247