Quem não se lembra do tempo em que várias cidades do interior tinham atendentes presenciais da Cemig Saúde? Essas pessoas prestavam um importante auxílio aos beneficiários, principalmente aos mais idosos. O atendimento presencial da Cemig Saúde estava no interior, não só na capital como é hoje. A mudança foi feita em prol da economia de recursos para a operadora, segundo o que diziam. Aqueles idosos que não têm facilidade com as tecnologias sequer foram considerados.
Acentuadas a partir de 2018 com a chegada do presidente atual, as medidas de austeridade, sob a argumentação de corte de custos, acabaram com essa forma de atendimento. Sem se importar com quem pudesse sofrer com a medida, ao interior somente foram disponibilizados o atendimento virtual e telefônico, este último de qualidade lamentável.
Vocês se lembram como era feito o reembolso dos medicamentos? Poderia ser feito para compras de todo tipo de medicamentos que fossem reconhecidos pela Anvisa, e incluía os medicamentos manipulados, que são muitas vezes mais baratos. Agora o reembolso é restrito somente aos medicamentos genéricos, ficando proibidos os manipulados e de referência. Tudo para diminuir os custos da operadora! As armações de óculos e as lentes de contato também deixaram de ser reembolsadas. A justificativa: redução de custos.
Vários procedimentos que eram reembolsados com o saldo PGE, a exemplo da escleroterapia de veias, também foram suprimidos. Os problemas gerados para os beneficiários por essas e outras mudanças foram muitos, mas havia algum acalento na ideia de um objetivo coletivo: a preservação da Cemig Saúde. À época, a argumentação apresentada pelos indicados da patrocinadora aos beneficiários era de que havia uma constante busca pela sustentabilidade do PSI.
-------------------------------------------------------
Acompanhe o Sindieletro nas redes sociais:
ATENÇÃO: entre nos nossos GRUPOS EXCLUSIVOS no WhatsApp e Telegram para receber notícias do Sindieletro!
(Os grupos são fechados e apenas a Comunicação oficial do Sindieletro envia as mensagens)
Grupo para ativos do Sindieletro no WhatsApp | Grupo para ativos do Sindieletro no Telegram
Grupo para aposentados do Sindieletro no WhatsApp | Grupo para aposentados do Sindieletro no Telegram
Converse com o Sindieletro no WhatsApp
-------------------------------------------------------
Os árduos dias de restrição resultaram em um acúmulo de recursos que teoricamente viabilizaria a perenidade da operadora de saúde. Além disso, também poderia trazer mais segurança para seus beneficiários e menor risco de reajustes bruscos que poderiam impactar as menores rendas.
Tudo foi previsível até aparecer uma gestão irresponsável que, buscando resolver a incompetência da atual gestão da Cemig, usa o patrimônio dos eletricitários para encobrir os erros dos seus forasteiros gestores nas empresas públicas mineiras.
Daí surgiram as maiores trapalhadas. O reajuste negativo nas mensalidades da Cemig Saúde é uma delas – a medida, que economizou milhões para os cofres da Cemig, não fez nenhuma diferença para a maioria dos beneficiários. Num futuro próximo, no entanto, serão submetidos aos seus efeitos. Agora, a gestão Zema muda o estatuto da Cemig Saúde para possibilitar que empresas totalmente diversas das atividades da Cemig entrem para o rol de patrocinadoras e acomodem seus beneficiários dentro da Cemig Saúde. A medida desafia a legislação atual para o setor, além de denunciar a falta de responsabilidade com os recursos financeiros que irão subsidiar tais medidas.
Os beneficiários da Cemig Saúde precisam estar atentos. O crescimento da Cemig Saúde é desejável se conquistado com responsabilidade. Não somos contra o fortalecimento da operadora! O que não se pode permitir é que mudanças sejam feitas de forma ilegal, sem transparência e com o claro objetivo de transportar problemas de outros setores para as costas dos beneficiários da Cemig Saúde.
Estão de olho no superávit constituído pelos beneficiários, e não podemos permitir esse tipo de transação dissimulada. A gestão Zema, vendo a dificuldade de passar suas estratégias danosas via judiciário, agora investe nas mais rasas medidas para atingir seus propósitos. E tudo isso com o fomento dos seus indicados na diretoria e nos Conselhos da Cemig Saúde, que operam as ações e se blindam para atacar quem construiu o império chamado Cemig.
Não deixem de entrar na página da Cemig Saúde e ver os nomes das pessoas que fazem esse trabalho vassalo à mando do capital. Essas pessoas são parte desse processo e precisam ser responsabilizadas.
A Cemig Saúde é nossa!