Esclarecemos que a vitória do Sindieletro no TST beneficiará todos os eletricitários, inclusive os de categorias profissionais e os que não entraram na Justiça. O Sindieletro já cobrou da Cemig o pagamento imediato dos 3% para os trabalhadores da ativa e para os eletricitários que se desligaram da empresa ou foram admitidos após a data-base de 2012 (1º de novembro).
Com a decisão transitada em julgado, os trabalhadores receberão aumento real de 3% e correção do tíquete alimentação, ambos com valores retroativos a 1º de novembro de 2012.
Com a decisão, a Cemig terá também que remover a cláusula do ACT que estabelece o adicional de periculosidade sobre salário base. Lembramos que com a retirada da cláusula do nosso Acordo, a empresa perde seu principal argumento para defender, na Justiça, o pagamento do adicional sobre o salário base.
Pauta aprovada pelo Sindieletro será negociada para toda a categoria
Ficou acertado que a pauta do Sindieletro será a pauta comum de negociação para todos os sindicatos. A nossa pauta de reivindicações foi fruto das nossas discussões nas portarias, construída com a participação dos trabalhadores. O que mostra, mais uma vez, que o processo de construção coletiva da pauta feito pelo Sindieletro foi acertado, pois reflete o desejo de mudanças na política de recursos humanos e das condições de trabalho na empresa, percebidas nos diversos locais de trabalho.