O Sindieletro conseguiu mais uma importante vitória na justiça. O técnico de expansão do núcleo de projetos da Itambé, Marco Aurélio Dias, foi oficialmente reintegrado nesta sexta-feira (21) e recebido com festa pelos colegas de trabalho e por diretores do Sindieletro, com direito a flores e bolo. E não é para menos, pois hoje é dia de festa para toda a categoria.
Marco Aurélio foi demitido em dezembro de 2013 ao completar 55 anos. Em seu despacho, o juiz Cleber Lúcio de Almeida, da Sétima Turma do Tribunal Regional do Trabalho da Terceira Região (TRT/MG), determinou a reintegração do eletricitário, que assumirá o mesmo posto de trabalho na unidade Itambé, com direito a todas as verbas e indenização de 15 mil por dano moral.
No entendimento do magistrado, “Foram violados o direito ao trabalho, à dignidade humana e à não discriminação, na medida que se trata de dispensa infundada em motivo de idade”. A perícia da Justiça constatou ainda que a Cemig distribuia altos valores de dividendos para os acionistas, demonstração clara de que não havia motivação econômica para a demissão. O juiz concluiu ainda, que o Marco Aurélio foi demitido porque contava
tempo para se aposentar, fato confirmado pela própria Cemig.
Para o Sindieletro a demissão do eletricitário foi autoritária e arbitrária. A decisão da nova gestão da Cemig de acabar com as demissões aos 55 anos foi acertada e de extrema importância para a categoria. Esperamos que essa decisão reflita nas outras ações de reintegração em andamento na Justiça do Trabalho.