Vitória na justiça e encenação no segundo encontro PLR 2024

É certo dizer “encontro PLR 2024”, uma vez que o método arbitrário se repete e não há negociação de fato. A prática dos encontros são típicos de uma escuta surda: sindicalistas se manifestam e argumentam e representantes da gestão Zema fingem que ouvem. Anotem o desenvolvimento dessa prática.

O segundo encontro para tratar sobre a Participação nos Lucros e Resultados aconteceu nesta quinta-feira (8), das 16h até aproximadamente 18h, no formato virtual. João Paulo Vaz assumiu a condução da reunião, com nervosismo mais contido.

No primeiro momento, o superintendente da ED, Alisson Guedes, apresentou argumentos sobre o não atendimento da meta do DEC. De acordo com o superintendente, perdemos o DEC 2023 por 0,12, ou seja, 1,2% acima da meta estabelecida pela ANEEL. Não há um único fator responsável pela perda do DEC. Foram abordadas algumas opções, como o impacto das intempéries, com certa relevância para o aumento de mais de 150% das descargas atmosféricas, comparado ao ano anterior.

Sabemos que outros fatores podem corroborar com a perda do DEC. A CPI da Cemig em Uberlândia, que investiga os apagões na região, nos atenta para este cenário. Os investimentos aquém e o subdimensionamento do quadro de trabalhadores também afetam a garantia de disponibilidade de energia elétrica para os atuais e novos consumidores. E o fechamento das 54 localidades? E o fechamento da base operacional do São Gabriel? Quanto tudo isso está impactando no DEC? Perguntas ainda sem respostas.

Num segundo momento, foi apresentado o cumprimento do resultado dos indicadores corporativos de 2023. Apresentaram também um novo indicador: o Percentual de conjuntos que atendem ao limite regulatório do DEC (PECADEC). Esse indicador demonstra a porcentagem de conjuntos ANEEL da Cemig Distribuição, cujo resultado do indicador DEC está atendendo ao limite regulatório permitido no mês de cálculo, considerando o desempenho apurado numa janela móvel dos últimos 12 meses.

No último espaço da reunião, o economista e técnico da subseção do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) no Sindieletro, Carlos Machado, apresentou questionamentos sobre a forma de apuração dos indicadores específicos que divulgaremos na próxima semana.

O gerente do RH, João Paulo Vaz, encerrou a reunião afirmando que dará retorno sobre todos os questionamentos apresentados. Ele afirmou que o próximo encontro de PLR deve ser na próxima sexta-feira, dia 16 de fevereiro. Ainda a confirmar!

A grande vitória do dia realmente foi o resultado do julgamento do dissídio coletivo proposto pelo Sindieletro. A Justiça “reconheceu a legalidade da greve da categoria e condenou a CEMIG ao pagamento da PLR 2022.”

“Em síntese, o desembargador Dr. Sebastião Geraldo de Oliveira entendeu que, após a negociação coletiva, ficou comprovado ato discriminatório e não isonômico da empresa em não pagar a PLR 2022, determinando que o pagamento seja feito nas mesmas condições e valores aos demais trabalhadores, representados pelo Sindieletro, extensível aos representados pelo Sintec e pelo Sindicato de eletricitários de Juiz de Fora”, diz trecho da decisão.

A decisão foi acompanhada por mais 8 desembargadores. A decisão/acórdão está pendente de publicação.

Nossa luta vale a pena!

Cemig: esse “trem” é nosso!

PLR: esse “trem” é nosso!