Vitória de petroleiras e petroleiros: Petrobras desiste de vender a Regap

A Petrobras encerrou, na quinta-feira, dia 17 de novembro, o processo de venda da Refinaria Gabriel Passos (Regap), que fica em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Segundo a empresa, a decisão se deve à proposta recebida, que seria “aquém da avaliação econômico-financeira” da refinaria. Para Alexandre Finamori, coordenador-geral do Sindicato dos Petroleiros de Minas Gerais (Sindipetro/MG), a desistência da privatização da Regap é resultado do enfrentamento feito contra a venda da refinaria pela categoria e da luta conjunta com apoiadores, entre eles a Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG), entidades CUTista no Estado.

“Soubemos, com muita alegria, que a Petrobras retirou da lista de privatizações a Refinaria Gabriel Passos, a refinaria de Minas Gerais. Foram anos difíceis e a participação ativa de todas e todos foi decisiva. Cada um e cada uma que fizeram parte desta luta foram decisivos para esta vitória tão grande. Para que a Regap permaneça a serviço do povo mineiro e do país. É um momento de celebrar para todas e todas que defendem um Brasil soberano, uma Petrobras forte e a serviço da população”, disse Alexandre Finamori, coordenador-geral do Sindicato dos Petroleiros de Minas Gerais (Sindipetro/MG).

“Sabemos que muitas coisas precisam mudar na Regap e na Petrobras. Este é o desafio nos próximos anos. Por isso convocamos a categoria mineira a continuar mobilizada e vigilante, para desenvolver a Petrobras e torná-la uma empresa que vai mudar a vida de brasileiras e brasileiros, como aconteceu no passado. Hoje, mais do que nunca, defender a Petrobras é defender o Brasil. E, sim, a Petrobras fica em Minas.”

Fonte: CUT Minas, por Rogério Hilário, com informações do Sindipetro/MG