Viçosa sofre com atendimento na única agência da cidade



Viçosa sofre com atendimento na única agência da cidade

Os cerca de 80 mil habitantes da cidade de Viçosa não têm recebido o atendimento adequado na agência da Cemig. Sim, no singular: a cidade conta com apenas um local de atendimento presencial, no Centro. As outras agências foram fechadas e a agência restante é comandada por uma empresa terceirizada. O atendimento é precário desde então.

Um aposentado da Cemig nos relata que compareceu à empresa no último dia 2, no início da tarde. Havia três atendentes: uma na triagem e duas no atendimento direto. Logo uma funcionária precisou sair e a outra saiu para seu horário de almoço, deixando a agência parada por cerca de uma hora. As senhas dos clientes que aguardavam foram canceladas.

“Uma cliente veio de longe e tinha horário. Não conseguiu o atendimento. Eu também deixei minha demanda para outro dia, pois não podia esperar”, relata. No dia 6 de agosto o aposentado retornou à agência e teve acesso à história de mais uma cliente insatisfeita: ela veio de Teixeiras, cidade a 15km de Viçosa, para tentar resolver um problema que não conseguiu solucionar junto ao posto de atendimento de sua cidade.

“Em resumo”, explica a nossa fonte, “a sobrecarga dos atendentes é grande e a falta de planejamento dos supervisores é visível, colocando a população contra a Cemig. Os mais saudosistas comentam sobre a boa qualidade dos serviços prestados antigamente, relembrando até o nome dos ex-funcionários locais”.

 

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Destruir para privatizar

A população não compreende o motivo da deficiência atual do atendimento em Viçosa e em outras localidades no estado. O problema não se restringe à Zona da Mata: em várias partes de Minas Gerais agências foram fechadas para cumprir a agenda privatista de Romeu Zema. O foco principal é sucatear o serviço para a população, de forma a criar insatisfação e redirecionar a opinião pública – atualmente a maioria dos mineiros é contra a privatização das estatais.

Além disso, ao passo que não investe na estatal, Zema atrai o mercado financeiro para conseguir vender a empresa. O projeto é prejudicial tanto para trabalhadores (terceirizados e do quadro próprio) quanto para a população, já que o descaso e a ineficiência atingem a todos.

É importante lembrar que os efeitos do fechamento de agências vêm em cascata: a sobrecarga dos atendentes presenciais reflete em sobrecarga para os atendentes do call center, por exemplo. Também não é preciso dizer que o adoecimento surge na esteira destas decisões da gestão. Além disso, a decisão de delegar ao autoatendimento online a resolução das demandas é excludente; muitos clientes não possuem intimidade com a plataforma e precisam ter o atendimento presencial garantido.

Já na quarta ida à agência, o cliente que nos trouxe a denúncia ainda não conseguiu resolver sua pendência. Reiteramos: só é possível mudar o rumo da Cemig com a revisão total dos conceitos e processos estabelecidos pela gestão Zema.

 

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