Veja a lista: INSS amplia serviços que serão feitos pela internet e telefone



Veja a lista: INSS amplia serviços que serão feitos pela internet e telefone

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou na última segunda-feira, 21, que alguns serviços até então realizados espontaneamente passarão a ser feitos, ainda este mês, apenas com agendamento do contribuinte pelo  Meu INSS  ou telefone 135.

Além de diminuir o fluxo das famosas filas do INSS do atendimento espontâneo, o órgão aponta que “o agendamento dos serviços representa conforto, agilidade e segurança para os segurados, uma vez que mitiga indícios de irregularidades, já que todas as informações do segurado precisam estar nos sistemas do Instituto para que o serviço seja prestado”.

Confira abaixo a lista completa de quais serviços passarão a ser agendáveis:

Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País

Atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de DIRF

Atualizar dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes

Atualizar dados cadastrais do beneficiário

Alterar meio de pagamento

Cadastrar Declaração de Cárcere

Transferir Benefício para outra Agência

Desistir de Aposentadoria

Cadastrar ou Renovar Procuração

Cadastrar ou Renovar Representante legal

Reativar Benefício

Renunciar cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão

Solicitar Valor não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário

Cadastrar ou atualizar dependentes para Salário-família

Suspender Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para inclusão no mercado de trabalho

Reativar Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência suspenso por inclusão no mercado de trabalho

Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido

Prova de vida

Desbloqueio do Benefício para Empréstimo

Emitir Certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS

Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte

Meu INSS

Um dos canais de agendamento dos serviços é o Meu INSS, entretanto, para usar o recurso online, é preciso ter um cadastro em que para ser feito é preciso ter em mãos: nome completo, CPF, data e local de nascimento e nome da mãe, para que o sistema gere uma senha de acesso provisório. Assim que o login for efetuado, aparecerá uma mensagem instruindo o segurado a criar a própria senha.

Fonte: Sindicato Nacional dos Aposentados

 

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