Vamos discutir com a Cemig ações pontuais para ampliar a prevenção ao coronavírus

A direção do Sindieletro cobrou e vamos discutir com a Cemig as ações da empresa para que os eletricitários e eletricitárias sejam ainda mais protegidos do coronavírus. Estamos buscando também tratar desta questão com as demais empresas que negociam com o Sindicato.

A Cemig já anunciou um Plano de Contingência contra o Coronavírus. São restrições para viagens, treinamento e isolamento de trabalhadores e trabalhadoras que estiveram nas áreas críticas de contágio ou que tiveram contato com casos confirmados da gripe nos últimos 14 dias, entre outras medidas. A empresa também implantou o trabalho remoto (home office) para atividades administrativas, para eletricitários(as) com 60 ou mais anos e os em condições  especiais de saúde, para gestantes e empregadas com filhos menores de 14 anos, entre outras situações.

Mas o Sindieletro quer discutir a ampliação das medidas com questões pontuais que garantam mais restrições.  O coordenador-geral do Sindieletro, Jefferson Silva, antecipou que conversou com o gerente de Relações Trabalhistas e Internas (RH/RT), Brunno Viana dos Santos Sant'Anna, para tratar do assunto. Uma reunião da direção do Sindieletro será marcada com a gerência para discutir essa pauta.

Denúncia: alguns setores não seguem orientação

Alguns trabalhadores entraram em contato com o Sindieletro afirmando que, apesar das decisões da Cemig, algumas gerências não estão seguindo as orientações para o trabalho remoto, viagens e treinamentos.

Pedimos aos trabalhadores que continuem denunciando e, junto à denúncia, encaminhem para o Sindicato informações comprovando que as demandas não são de emergência. Por exemplo: nome da gerência que solicitou a demanda e tipo de demanda (viagens, treinamento). Informar para onde será a viagem e ou local marcado para o treinamento. E ainda: os motivos pelos quais a viagem ou o treinamento poderá ser cancelado. O Sindieletro vai levar as denúncias para a RH/RT, sem citar nome do trabalhador, e cobrar que a Cemig acompanhe e reforce a determinação para as gerências.