Em abril deste ano, os trabalhadores e trabalhadoras da Cemig foram informados que a ValeCard seria a nova administradora dos cartões alimentação e refeição fornecidos à categoria. Recebemos várias denúncias desde a mudança: apenas um supermercado de Belo Horizonte aceitava o Vale Alimentação e pouquíssimos restaurantes próximos aos prédios da Cemig trabalhavam com o Vale Refeição. Além disso, a reportagem do Chave Geral 893 realizou uma breve pesquisa online e descobriu que são muitas as reclamações, de clientes e lojistas, sobre os serviços da ValeCard.
Quase quatro meses depois, neste mês, recebemos denúncias via Whatsapp: dois funcionários da Cemig passaram por constrangimento em dois estabelecimentos cadastrados na lista de convênio da ValeCard. Nas duas ocasiões, fizeram as compras e, no caixa, o Cartão Alimentação não foi aceito. Um terceiro funcionário ainda faz outra denúncia: foi ao restaurante Outback, franquia que também está na relação de conveniados da ValeCard, e, ao tentar fazer o pagamento da refeição, não conseguiu usar o cartão.
Tem mais: muitas pessoas estão reclamando por não conseguirem alterar a senha dos cartões no aplicativo. O app não altera e ainda bloqueia a senha antiga, impossibilitando o uso do cartão.
À época da primeira reportagem sobre o caso, pedimos esclarecimentos à Gerência de RH/RT sobre as reivindicações dos empregados e questionamos quais eram os pré-requisitos de cobertura e atendimento estabelecidos pelo edital. Até hoje não recebemos nenhuma resposta. Enquanto isso, os trabalhadores seguem sendo lesados e constrangidos pela escolha de uma administradora cheia de falhas em seu atendimento ao consumidor. E aí, Cemig, quando estes problemas serão resolvidos?