Vai aos atos contra Bolsonaro? Relembre orientações sanitárias para minimizar risco

Centrais sindicais e movimentos populares convocaram protestos de rua contra Jair Bolsonaro (sem partido) nesta semana. O primeiro ocorreu em Brasília (DF), na quarta-feira (26), por "vacina no braço e comida no prato." Também estão previstas manifestações em centenas de cidades no sábado (29), pelo impeachment do presidente.

Na convocatória, os organizadores fizeram questão de lembrar as recomendações sanitárias para evitar o contágio pelo novo coronavírus. A Rede Nacional de Médicas e Médicos (RNMMP) elenca algumas dicas.

A regra número 1 é só comparecer a manifestações em locais abertos e bem ventilados, sem aglomeração.

Mesmo nesses casos, o distanciamento de dois metros entre os manifestantes deve ser mantido.

Opções de máscara

A RNMMP recomenda o uso de máscara PFF2/N95, bem ajustada no rosto, cobrindo nariz e boca, sem vazamentos.

Uma alternativa, para quem não tem máscara desse modelo, é usar uma máscara cirúrgica simples, coberta por uma máscara de pano.

Nesse sentido, a Rede sugere que os próprios organizadores disponibilizem máscaras adequadas para manifestantes que não as possuem.

Por fim, o guia de segurança sanitária chama atenção para o deslocamento até o local do ato. A preferência é por transportes bem ventilados e o uso da máscara é indispensável no trajeto.

Como em qualquer ocasião durante a pandemia, não deve haver beijos e abraços. Objetos pessoais, alimentos e bebidas não devem ser compartilhados.

Fonte Brasil de Fato