Univercemig: Instrutores há três meses sem salários

Implantada em 2008 para o desenvolvimento de pessoas para o melhor cumprimento do planejamento estratégico da Cemig, proporcionar a aprendizagem contínua aos eletricitários e a melhoria do desempenho no trabalho, a Univercemig vem enfrentando problemas em função do corte de verbas.

A denúncia veio de um eletricitário que participou de curso na Univercemig e ficou estarrecido com o descaso da atual gestão da empresa, que, além de não pagar os salários dos instrutores contratados e do pessoal da faxina, também fechou a cantina.

Mas, a situação é ainda pior. A direção da empresa está, na verdade, promovendo a precarização da relação de trabalho ao contratar através de ASE (Autorização de Serviços Emergenciais). Conforme apuramos, são cerca de 10 instrutores nessa situação que não têm direito à férias e 13º salário e muito menos o FGTS é recolhido.

Ao assinar o contrato, os instrutores assumem o compromisso de ficar à disposição da Cemig, mas a empresa não tem o mesmo compromisso com os trabalhadores. No período de férias, por exemplo, eles são dispensados sem qualquer direito, mas têm que voltar ao trabalho assim que a empresa os requisitar.

Só um cafezinho

O fechamento da cantina é outra reclamação dos eletricitários. A medida acabou também com o lanche que era fornecido pela manhã e à tarde. Agora, os eletricitários que estão fazendo algum curso na Univercemig não podem sair da Unidade para lanchar e só tem um cafezinho preto à tarde.