#UnidosPelaForluz: Eleições Forluz - Decisão no tapetão

A Chapa 21 recebeu o comunicado de sua impugnação, que entendemos ser é ilícito e autoritário. Vamos recorrer porque não podemos aceitar que um assunto tão importante seja decidido no tapetão e escondido dos maiores interessados dos donos da Forluz: os participantes, os verdadeiros donos da Fundação.

OS FATOS:

1. Forluz publica edital restringindo 3ª vaga no CD a participantes ativos
2. Entramos com ação para permitir a participação de aposentados no CD e ganhamos a liminar
3. Forluz alterou o Regulamento
4. Inscrevemos a chapa conforme Edital e Regulamento
5. Forluz recorreu e caçou a liminar
6. Forluz indeferiu a chapa 21-Unidos Pela Forluz

QUESTIONAMOS:

1. A restrição imposta pela Forluz impede que os aposentados, mesmo sendo hoje 61% dos participantes, de poder se candidatar a 3ª vaga do CD.
2. São três conselheiros eleitos, os dois com mandato até 2018 são 1 ativo e 1 assistido. Está sendo eleita a 3ª vaga e entendemos que pode ser preenchida tanto por ativos como por assistidos.
3. Entendemos que se a liminar foi caçada todos os efeitos provocados por ela devem ser cancelados. Assim deve ser feito novo Regulamento, dando oportunidade para inscrição de chapas.
4. Não há nenhuma previsão no Regulamento Eleitoral sobre a liminar, mas sobre a possibilidade de impugnação de uma chapa é assegurado o prazo de dois dias úteis para substituição de candidatos.
5. Também, na Sentença Normativa 2012/2016 (ACT), na Cláusula 60, sobre representantes no Conselho Deliberativo e Fiscal da Forluz, assegura "que as eleições previstas possam ser feitas através de chapas completas, respeitada a proporcionalidade das representações de participantes e assistidos".

UNIDOS PELA FORLUZ
Lançamos o Movimento Unidos Pela Forluz preocupados com a gestão dos nossos planos de previdência. Temos observado que as disputas internas têm afastado as entidades representativas dos participantes da gestão da fundação e dos próprios representantes eleitos. Infelizmente, as prévias das reuniões dos Conselhos, onde os assuntos pautados eram profundamente discutidos e deliberados, não têm sido realizadas pelo ‘Coletivo De Olho na Forluz’. O pior, por várias vezes nossos representantes estão votando em desacordo entre si e propiciando que as patrocinadoras saiam vitoriosas. Essa divisão em nada interessa aos participantes.

Realizamos várias reuniões, convocando as entidades e lideranças para construir um projeto de unidade, baseado em compromissos assinados entre os representantes eleitos e as entidades, e em torno de propostas para ampliar a transparência na gestão da Forluz. Nosso projeto visa também a formação de lideranças e ampliação da democracia, abrindo as prévias e outros espaços.

Conseguimos reunir na Chapa 21, Unidos Pela Forluz, candidatos com grande conhecimento técnico, experiência e compromisso comprovado de muitos anos de atuação na Forluz e nas entidades. Muitos sindicados e associações já assinaram a carta compromisso e estão apoiando o movimento.

CONFLITO DE INTERESSES
Na semana passada, realizamos uma prévia para a 337ª reunião do Conselho Deliberativo. Dentre os assuntos em pauta estavam o pedido da Cemig para redução dos aluguéis do Ed. Aureliano Chaves (nova sede da Cemig) e do edifício sede da Forluz, também a elevação da taxa de juros do Plano A. Fizemos amplo debate e apontamos que essas medidas atendem somente a necessidade da Cemig em reduzir custos, mas que conflitam com os interesses dos participantes de garantir a sustentabilidade dos investimentos da Forluz.

Mas como tem sido frequente, os representantes eleitos pela outra chapa, o Coletivo de Entidades, votaram junto com os representantes da patrocinadora, e as matérias foram aprovadas por 4 x 2. O mesmo placar que impôs no regulamento eleitoral à restrição à candidatura de assistidos. Por isso não nos surpreende que, em mais uma decisão autoritária, a Chapa 21 — Unidos Pela Forluz — tenha sido indeferida. Fica cada dia mais claro o conflito de interesses e a disposição de ganharem com uma chapa "branca" no tapetão.

Vamos recorrer e lutar!

Chapa 21 - Unidos Pela Forluz