25.06.2015 -Nesta segunda-feira, 29, às 16h30, o Sindieletro realizará, no jardim inferior da Sede, reunião com todos os trabalhadores da TI para debater a proposta da Cemig de compor mesa temática relacionada ao diagnóstico da área de informação e informática. Todos os trabalhadores da área estão convidados.
24.06.205- A preocupação com os efeitos trágicos da terceirização na Cemig extrapola os limites da estatal e mobiliza lideranças políticas. A Câmara Municipal de Belo Horizonte realizará na próxima sexta-feira (26), às 9 horas, Audiência Pública sobre a terceirização na empresa e seus prejuízos para trabalhadores e a sociedade. O requerimento para o debate foi do vereador Gilson Reis (PCdoB).
24.06.205- No dia 2 de julho, quinta-feira, às 18 horas, uma Audiência Pública promovida pela Câmara de Curvelo debaterá direitos e condições de trabalho dos eletricitários das empreiteiras que prestam serviço para a Cemig . A atividade foi solicitada pelo vereador Pastor Julimar Marques da Rocha depois de várias denúncias de violação de direitos dos trabalhadores pelas empreiteiras Eletro Santa Clara, Jadel e outras que atuam pela Cemig na região.
17.06.2015 - Grande expectativa com a seleção interna: Entre os trabalhadores o clima é de ansiedade com a demora da Cemig em divulgar o cronograma final e o resultado da seleção interna. Nos corredores a informação é que o resultado sairia até o dia 19, mas falta informação oficial. Além de transparência no concurso interno, o Sindieletro reivindica a ampliação das vagas para o processo em andamento já que foram oferecidas poucas oportunidades de promoção, sobretudo no interior. A expectativa geral é que uma Cemig melhor seja construída, baseada, no campo das relações de trabalho, numa política de RH diferente, com transparência e valorização dos trabalhadores que constroem o lucro da Cemig.
17.06.2015- Duas reuniões de negociação importantes encerrarão a semana dos eletricitários. Na sexta-feira, 19, às 9h30, terá reunião com a Cemig para debater a situação dos técnicos de projetos que, no final do ano passado, foram afastados arbitrariamente do trabalho de campo. O Sindieletro cobra o retorno dos técnicos do quadro próprio para as funções que exerciam e a primarização da atividade considerada estratégica para a estatal.
A partir das 14 horas terá reunião da Mesa Temática PLR. A empresa ficou de apresentar um cronograma de reuniões para essa no dia 19 de junho.
10.06.2015 - Nessa quarta-feira, 10 de junho, a direção do Sindieletro participou de mais uma reunião de negociação com a Aliança para tentar construir o Acordo Coletivo de Trabalho-2015. Foram analisados todos os itens da pauta de reivindicação dos trabalhadores e os representantes da empresa assumiram o compromisso de apresentar na segunda-feira, 15, resposta para as reivindicações da categoria. A demanda pelo tíquete alimentação para os trabalhadores vindos de outros consórcios caminha para ser resolvida nos próximos dias.
10.06.2015 - O Sindieletro realizará, nos próximos dias, assembleias para a deliberação da proposta da Energisa Soluções, da Promel e assembleia de aprovação de pauta da Brasil PCH. Em todas as empresas, o desafio é garantir direitos e a valorização dos eletricitários.
20.05.2015 - O Sindieletro participa nesta quarta-feira de audiência no Ministério Público do Trabalho (MPT), no bairro Barro Preto, em BH, de 9 às 11 horas. A audiência vai tratar da denúncia comprovada pelo Ministério do Trabalho e Emprego de trabalho análogo à escravidão na empreiteira CET, que prestou serviços para a Cemig até 2014. A empreiteira foi flagrada por fiscalização praticando diversas irregularidades, entre elas, trabalho análogo à escravidão. Por esse motivo, teve o contrato da Cemig cancelado.
18.05.2015 - O Sindieletro realliza no próximo dia 26, assembleia extraordinária com os trabalhadores da ERB MG Energia, na avenida Comendador Alexandrino Garcia, 95, bairro Marta Helena, em Uberlândia, a partir das 13 horas. Chegou a hora dos trabalhadores dessa empresa se organizarem e se mobilizarem em defesa de seus direitos e garantir conquistas. Na assembleia, a categoria vai definir a pauta de reivindicações que será entregue à direção da empresa e estabelecer a data base para as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho.
14.05.2015 - O Sindieletro iniciou no dia 11 uma série de assembleias, no Estado, para os trabalhadores decidirem sobre a proposta da Forluz de alterações no Plano B. As assembleias vão terminar no próximo dia 19. O Sindicato está explicando os impactos da proposta para os participantes e defendendo a sua rejeição, porque as mudanças significarão prejuízos para os trabalhadores, ativos e aposentados. Confira a agenda de assembleias neste site, clicando na matéria principal - Proposta de alteração no Plano B".
05.05.2015 - Os professores do Brasil fazem nesta terça-feira atos públicos para dizerem a governadores e prefeitos que é preciso cumprir o Piso Nacional do Magistério e manter os investimentos previstos pela legislação para fortalecer o ensino público. Será também um dia de apoio à greve dos professores do Paraná e, mais uma vez, um momento para denunciar e condenar a repressão policial que o governo tucano de Beto Richa dirigiu aos educadores do estado, no último dia 29.
04.05.2015 Na primeira reunião sobre o Plano de Cargos e Salários (PCR),os diretores do Sindieletro defenderam o acesso às informações e documentos para dar velocidade, qualidade e principalmente, transparência ao processo, e que os trabalhadores da Cemig têm maturidade suficiente para fazer gestão dos processos de trabalho e de suas carreiras, através de um modelo de um modelo de autogestão com diminuição da hierarquia na empresa.
29.04.2015 - Hoje acontecem duas reuniões de negociação com a Cemig. Pela manhã a negociação será em mesa temática sobre a primarização das atividades-fim. De tarde, a reunião a mesa temática será sobre o PCR.
28.04.2105 - Nesta terça, 28, às 20h15, o Programa Brasil das Gerais debaterá a terceirização, projeto de Lei 4330/2004, que está em tramitação no Congresso Nacional.Esta noite o juiz e presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 3ª Região, Bruno Alves Rodrigues, esclarece o assunto.
27.04.2015 - Depois de muita cobrança do Sindieletro, a Cemig anunciou no último dia 24 que o pagamento da segunda parcela da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), será feito no dia 29. Durante toda a semana o Sindieletro procurou a direção da empresa para cobrar o pagamento da PLR e o cumprimento do acordo específico.
24.04.2015- Representantes dos trabalhadores de vários países da América do Sul e da África participaram da reunião do Conselho Deliberativo do Sindieletro nesta sexta-feira, 24. As lideranças trocaram experiências sobre as lutas da classe trabalhadora e da população de seus países pela preservação e controle social de recursos naturais.Um dos desafios comuns do grupo, que se reuniu brevemente, é garantir o mundo do trabalho como espaço de todos com igualdade de oportunidades.
24.04.2015 - A Câmara de Deputados promove mais um retrocesso para os trabalhadores do Brasil. A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento Desenvolvimento Rural aprovou recentemente a proposta que define o que é trabalho escravo no Brasil e altera o Código Penal (Decreto-Lei 3.689/41), retirando os termos “jornada exaustiva” e “condições degradantes de trabalho” da definição do crime. A intenção da bancada ruralista é que a atual redação do Código Penal permita interpretações que levem à desapropriação de imóveis rurais.
22.04.2015 - O Conselho Deliberativo do Sindieletro estará reunido nos dias 24 e 25 de abril para avaliar a negociação do ACT 2014/2015 e o retroativo dos 3%. Propostas e encaminhamentos serão levados para discussão com a categoria, em reuniões setoriais, a partir do dia 27 de abril.
14.04.2015 – PL 4330 – Na quarta-feira, dia 15, ocorrerão manifestações e greve geral dos trabalhadores contra o Projeto de Lei que libera geral a terceirização no país. Em Belo Horizonte, a CUT Minas programou para o Dia Nacional de Paralisação atos conjuntos de várias categorias de trabalhadores. As mobilizações vão começar às 4h30, com concentração no Sindicato dos Metalúrgicos de Belo Horizonte, Contagem e Região (Sindimetal). Estarão também mobilizados eletricitários,bancários, telefônicos, petroleiros, trabalhadores da Copasa e servidores públicos do Estado, entre outras categorias, em vários locais da capital e também do interior. O auge das manifestações será às 16 horas, quando os trabalhadores vão se concentrar na Praça Afonso Arinos (perto da Faculdade de Direito da UFMG) e depois vão em passeata para a Praça Sete, Centro de BH.
13.04.2015 - No último dia 10, a diretoria do Sindicato cobrou, novamente, uma resposta da Cemig sobre o assunto. Frustrando as expectativas da categoria, a empresa afirmou que não será possível realizar a antecipação. Será que a sangria dos dividendos para os acionistas zerou o caixa da Cemig? Falta, por parte da direção da estatal, transparência com os eletricitários. Lembramos que o acordo específico da PLR garante que o pagamento deve ser feito, no máximo, até o fechamento da folha salarial de abril.
13.04.2015 - Com relação ao pagamento do retroativo do aumento real de 3%, definido pelo TST para o ACT 2012, apesar da pressão do Sindieletro, a Cemig disse, no encontro do ultimo dia 10, que ainda não tinha uma nova proposta para a categoria. Nova rodada de negociação está agendada para sexta-feira, dia 17 de abril. A diretoria do Sindieletro estará nas portarias esta semana para discutir e debater sobre esses e outros assuntos com a categoria. Os eletricitários cobram transparência e uma nova proposta para o cumprimento do Acórdão do TST.
09.04.2015 - O Sindieletro se reuniu, na semana passada, com os eletricitários do Centro de Operações de Distribuição (COD) e do Centro de Operações do Sistema (COS) para tratar da pauta referente à Portaria 1.078, publicada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que prevê pagamento de Adicional de Periculosidade para os trabalhadores da sala de controle.Os diretores do Sindicato reafirmaram a posição pelo cumprimento da portaria, garantindo o direito para todos os cargos descritos no texto e já encaminhou ofício ao coordenador da mesa de negociação da Cemig reivindicando o cumprimento da portaria. O Sindieletro vai conversar com os trabalhadores para acertar medidas pela garantia da periculosidade.
07.04.2015 - A Cemig, por meio da assessoria da presidência, esclareceu ao Sindieletro que a proposta do reajuste anual da remuneração dos diretores da empresa de 11,6% é inverídica. Segundo a assessoria a proposta defendida pela empresa que será apreciada na assembleia dos acionistas, em 30 de abril, será pela aplicação da inflação de 12 meses medida pelo IPCA, mais 0,5% de ganho de produtividade. A informação é que o reajuste para os diretores da empresa ocorre anualmente, no mês de maio.
06.04.2015 - Na manhã desta terça-feira, 7, as 9 h, haverá reunião específica do Sindieletro com o diretor do Departamento Jurídico da Cemig para debater o cumprimento da sentença judicial que determinou recomposição de 3% do quadro próprio da empresa. A decisão foi apresentada há muito tempo mas descumprida pela antiga direção da Cemig.
31.03.2015 - Nesta terça-feira ocorrem reuniões de negociação com a Cemig. Às 10 horas dirigentes do Sindieletro e integrantes do Comitê de Negociação Sindical da empresa vão se reunir para debater o processo de trabalho dos técnicos de projeto. Mais uma vez o Sindicato vai cobrar resposta para a reivindicação mais urgente, que é o de retorno dos técnicos ao trabalho de campo. Logo mais às 15h30 haverá a primeira rodada negociação da primarização. Também está por confirmar eunião às 14 horas desta terça, para a negociação da PLR, pagamento retroativo dos 3% e acesso dos dirigentes sindicais aos locais de trabalho.
27.03.2015 - Nesta sexta-feira acontece mais uma reunião de negociação com a Cemig, a partir das 09h30. Serão tratadas reivindicações para o ACT 2014/2015, com pauta sobre o adicional de periculosidade, equiparação de direitos dos novatos em relação ao anuênio e Maria Rosa e fim da diferença de salário base entre os técnicos admitidos nos dois últimos concursos. Também serão negociados o pagamento retroativo do “DIVISOR 200” (usado como parâmetro para o cálculo de horas extras);. Escolinha de Sete Lagoas (Univercemig), investimentos nas redes de distribuição e nas equipes e a retomada das oficinas de manutenção nas empresas do grupo, além da reivindicação de que nos locais de trabalho as empresas do grupo Cemig se comprometam com a criação da comissão permanente para debater e deliberar sobre as questões trabalhistas dos locais de trabalho.
25.03.2015 - Nesta quarta-feira, 25, a tarde, está sendo realizado importante debate sobre a Reforma Política no auditório do Sindieletro-MG. Além de lideranças que atuam em defesa da reforma, o encontro conta com a participação de Ruda Ricci, cientista político de renome nacional que fará análises de conjuntura.
25.03.2015 - Na terça, 24, a direção do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicação (Sinttel) promoveu, no auditório do SindBel-BH, um debate sobre a terceirização e a volta ao congresso de projetos que constitucionalizam essa prática. Estiveram na mesa representantes do Sindieletro, Sindagua, Sinttel e Dieese. O encontro favoreceu a troca de experiências sobre o combate à terceirização e contribui para a construção de unidade para as lutas que estão por vir.
24.03.2015- Idade penal em debate
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados realiza, nesta terça-feira (24), a partir das 14h30, no plenário 1, audiência pública para debater a redução da idade penal, sob a referência da PEC 171/93, que trata da imputabilidade penal do menor.
23.03.2015 - Semana cheia para os eletricitários. Na terça-feira (24), às 10h, o Sindieletro participará de reunião com o Comitê de Negociação da Cemig para discutir a situação dos técnicos de projetos, que no final do ano passado foram afastados arbitrariamente do trabalho de campo. A partir das 14 horas, haverá negociação das reivindicações dos trabalhadores da rede subterrânea. Os dois debates serão acompanhados por trabalhadores das áreas.
23.03.2015 - No dia 27, sexta-feira, às 09h30, a mesa de negociações vai tratar do pagamento retroativo dos 3% de ganho real. O Sindieletro já manifestou na reunião do dia 18 a expectativa dos eletricitários de receber esse valor, preocupação que os trabalhadores têm levado para as setoriais promovidas pelo Sindicato. Além dos 3%, a reunião de sexta vai debater outras pautas do ACT 2014/2015.
19.03.2015 - Aumento real de 3% - Na reunião realizada na quarta-feira, dia 18, entre representantes do Sindieletro e Cemig, para discutir o Banco de Oportunidades, foi anunciada uma grande conquista dos eletricitários neste ano. A representação do Sindicato aproveitou a reunião para cobrar de forma firme o pagamento dos 3% de aumento real garantido no julgamento do dissídio do ACT 2012, pelo TST. A empresa anunciou que vai pagar este mês. Ainda falta negociar o pagamento retroativo e o cumprimento de toda a sentença. A vitória dos eletricitários só será completa, em relação ao ACT 2012, depois que conquistarmos o cumprimento integral de toda a decisão do TST, que inclui, além do retroativo do aumento real, a retirada da cláusula da periculosidade do nosso ACT, entre outros pontos decididos.
18.03.2015 - Na manhã desta quarta-feira a direção do Sindieletro está no Vale do Aço participando do Encontro de Aposentados, realizado em Ipatinga pela Secretaria de Aposentados. No sábado, 21, teremos o Encontro de Aposentados, em Divinópolis, reunindo eletricitários da Oeste para debater sobre a Forluz, a Cemig Saúde e gestão da Cemig, dentre outros assuntos. No próximo dia 26, o Encontro será em Governador Valadares e dia 9 de abril em Uberlândia. Em breve anunciaremos data para a Região Norte. Todos os eletricitarios aposentados estão convidados.
17.03.2015 - Nesta quarta-feira, 18, o Sindieletro tem importante agenda em BH e no Vale do Aço. De manhã, será realizado encontro de Aposentados em Ipatinga, organizado pela Secretaria de Aposentados do Sindieletro. A tarde, o Sindicato participará de reunião com o Comitê de Negociação da Cemig, na Sede, para debater o Banco de Oportunidades. Umas das sugestões do Sindicato é que a movimentação dos eletricitários em função do Banco não afete a progressão do trabalhador no Plano de Carreira e Remuneração (PCR). Divulgaremos, no site, o resultado do debate.
17.03.2015 - Comissão Extraordinária das Mulheres é criada este mês na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A Comissão vai tratar, entre outras questões, dos assuntos que dizem respeito à garantia da paridade de gênero, do combate à discriminação das mulheres e do aumento da representação feminina na política. Entre as atividades que serão desenvolvidas estão incluídas audiências e debates públicos, visitas técnicas e reuniões com convidados, inclusive em conjunto com outras comissões permanentes da ALMG.
16.03.2015 - Nesta segunda-feira, o Sindieletro promoveu setoriais em várias portarias do Estado, cobrando avanços nas negociações. O Sindicato espera ter reunião ainda esta semana para a negociação final do pagamento dos 3% de aumento real relativo ao dissídio do Acordo Coletivo de Trabalho 2012. O Sindicato espera que a empresa cumpra a sentença normativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) ainda em março, para incluir o valor na próxima folha de pagamento. O Sindieletro convida todos os eletricitários para a setoriais. Quanto maior a mobilização maior a conquista.
11.03.2015 - Reunião de negociação com a Cemig. Ouça aqui.
11.03.2015 - Retirada das grades da Sede.Ouça aqui.
10.03.2015 - Cerca de 400 eletricitários da Ecel Engenharia, que atuam no Vale do Aço, cruzaram os braços na manhã desta terça, 10 para cobrar direitos básicos: salário em dia, férias e FGTS. O pagamento de fevereiro ainda não foi realizado e não tem data para ser regularizado. Há informação que a Ecel não estaria depositando o FGTS nas contas dos eletricitários. Os trabalhadores avisam que só retornarão ao trabalho somente depois de resolvidos todos os problemas, com os salários pagos.
10.03.2015 - A Secretária dos Aposentados do Sindieletro esta promovendo encontros com os eletricitários aposentados em todas as regionais do Sindicato. No dia 5 de março teve encontro em Conselho Lafaiete, na Mantiqueira. Forluz, Cemig Saúde e vários outros assuntos foram debatidos.Os próximos encontros serão: dia 18 de março, em Ipatinga, na Regional Vale do Aço, e dia 24, em Belo Horizonte. Participe!
03.03.2015 - Na próxima quinta-feira, 5, será realizada reunião com a Cemig, a partir das 15 horas, para debater o Programa Banco de Oportunidades. O Sindieletro cobra, ainda para esta semana, reunião para debater a pauta do ACT e demandas prioritárias apresentadas no debate do dia 27 como pagamento do aumento real de 3%, suspensão da decisão de retirar técnicos de projetos do trabalho de campo, mudanças no registro do PPRA da equipe de rede subterrânea, manutenção dos 30 tiquetes alimentação por mês para trabalhador das empreiteiras, fim das restrições à organização sindical e definição do calendário de negociação para mesas temáticas.
03.03.2015 - Rádio Peão - O que rolou na primeira reunião de negociação do ACT 2014/2015
27.02.2015 - Começa daqui apouco, às 9h30, a reunião do Sindieletro com gestores da Cemig para negociar o nosso ACT 2014/2015 e outras pendências dos eletricitários. Reivindicamos a mudança imediata nas relações com os trabalhadores, o resgate do diálogo com a empresa, prejudicado nos últimos 12 anos, e as negociações de toda a pauta de reivindicações para o ACT, soluções para o PCR, seleção interna, PLR, saúde e segurança, redução dos técnicos de projetos, assédio moral, sonegação de direitos de terceirizados, entre outros assuntos.
25.02.2015 - Mais um trabalhador terceirizado da Cemig é vítima de acidente de trabalho fatal. Foi a segunda morte este ano. O segundo acidente de 2015 aconteceu na terça-feira (23) e vitimou o leiturista da empreiteira MG Setel, Leean Leenyker Silva Ferreira, 24 anos, casado. Durante o trabalho, Leean seguia na garupa de uma moto com o também leiturista, Jonathan Marlon Castro Silva, 23 anos, na rodovia MG 427, em trecho entre Uberaba e Conceição das Alagoas. Um animal morto bloqueava parte da pista e o piloto precisou desviar. Infelizmente, a moto foi atingida na traseira por outro veículo. O primeiro acidente deste ano ocorreu em janeiro, com o eletricista da empreiteira Engelmig Elétrica, Cláudio Gomes da Silva. Também foi um acidente em uma rodovia, a BR 367, entre Almenara e Jequitinhonha, quando o caminhão que transportava uma equipe de construção de linhas de distribuição saiu da pista.
25.02.15 - Na quinta-feira, dia 26, às 13 hs, será realizado Ato em repúdio à vergonnhosa aprovação do Auxilio Moradia para deputados estaduais de Minas Gerais. Concentração na Praça Raul Soares. O Sindieletro repudia veementemente qualquer privilégio pago pela classe trabalhadora que, em muitos acasos, ainda luta pelo direito à moradia.
24.02.15 - O boletim da Cemig voltado para o mercado, veiculado nesta terça-feira, traz boa notícia para os trabalhadores: a Cemig reconhece o fim do impasse judicial em torno do dissídio do ACT 2012 no TST. Com isso eletricitários receberão o aumento real de 3% e a correção do tíquete retroativo a 1º de novembro de 2012. A expectativa é que o pagamento ocorra em março, mas o calendário de pagamentopara eletricitários da ativa e dos que se desligaram da empresa será cobrado na reunião do dia 27. Com o dissídio transitado em julgado, a Cemig também deverá retirar cláusula da periculosidade do ACT e remover obstáculos para a atuação sindical.
24.02.15 - Os diretores do Sindieletro, Carlos Alberto de Almeida (Gonzaguinha) e Ronei Cardoso participaram de reunião com trabalhadores da rede subterrânea da Base Itambé na manhã desta terça-feira, 24. Eles discutiram as condições de trabalho nas galerias subterrâneas da Cemig. Uma das principais lutas desses trabalhadores é para incluir no PPRA, documento que mapeia e previne riscos de acidente de trabalho e adoecimento profissional - os fatores de periculosidade e insalubridade que hoje não constam no prontuário.
24.02.15 - O Sindicato cobrará da Cemig negociação especial pela inclusão desses fatores no PPRA e para que os eletricitários tenham acesso ao formulário do programa, que hoje é vedado pela empresa. Para Gonzaguinha esse acesso é um direito do trabalhador que não pode ser negado.
23.02.15- Esta semana tem reunião de negociação com a Cemig. O Sindieletro está em várias portarias conversando com trabalhadores sobre o ACT 2014/15 que aninda não fechou. Temos que manter a mobilização cobrando negociação e respeito à pauta construida nos debates da categoria que reivindica apenas o que merecemos.
20.02.15 - A luta pela Reforma Política ganhou reforço com o lançamento da Campanha da Fraternidade pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, participou da abertura da Campanha com o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade" e olema "Eu vim para servir", que tem como objetivo aprofundar o diálogo e a colaboração como serviço ao povo brasileiro. As duas instituições clamam a participação dos brasileiros na Campanha que tem como um dos objetivos a coleta de assinaturas para o projeto de Reforma Política Democrática.
12.02.15 -Mulher brasileira em primeiro lugar
A tradicional escola de samba Estação Primeira de Mangueira, fundada em 1928 por grandes sambistas como Carlos Cachaça, Cartola e Zé Espinguela, vai levar para o desfile de carnaval deste ano o tema “Empoderar mulheres, empoderar a humanidade, imagine!”. A homenagem feita pela escola que foi a primeira do país a ter mulheres na ala dos compositores, reforça o movimento da Organização das Nações Unidas (ONU) contra a violência de gênero. Ouça o samba enredo da escola 2015 no site http://www.mangueira.com.br/
12.02.2015 - Repercussão
A senadora Vanessa Grazziotin, do Amazonas, ressaltou na tribuna do Senado a importância para o país de levar a questão da igualdade de gêneros para a Sapucaí. Autora do projeto de lei sobre a reforma política, a senadora defende um modelo político que seja inclusivo e “um passaporte para mudar a realidade extremamente perversa da representação da mulher no Parlamento brasileiro”. Para a senadora, o Congresso Nacional que tem apenas 10% de representação feminina, “não pode ser considerado democrático, assim como a nossa democracia não pode ser considerada forte”.
11.02.2015 - Foi agendada para o dia 27 uma reunião de negociação com a Cemig. Na mesa, reivindicaremos avanços na negociação de fato do ACT 2014/2015 que não foi fechado, ano passado, por absoluta intransigência da natiga direção da Cemig.Também cobraremos debate e a solução para assuntos pendentes como a justiça na seleção interna, aumento real, retroativo do “revisor 200 horas”, a suspensão definitiva dos leilões de imóveis da Cemig, PCR justo e transparente, concurso público, fim da centralização, melhorias na Cemig Saúde e seriedade na política de saúde e segurança. Cobraremos retirada das grades da Sede usada spara segregar trabalhadores e consumidores.
11.02.2015 - Em relação ao aumento real referente ao ACT 2012, o Sindieletro cobra solução imediata, antes da reunião do final do mês. Em várias oportunidades, inclusive na primeira reunião realizada com o novo presidente da Cemig, Mauro Borges Lemos, no final de janeiro, o Sindieletro cobrou o pagamento imediato do percentual referente ao dissídio já aprovado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). O Sindieletro também cobra a retirada da clausula do adicional de periculosidade sobre salário base do nosso ACT e respeito à organização sindical nos termos da decisão do TST.
Mobilização pelo ACT
10.02.2015 - Enquanto muitas família lutam por moradia, numa decisão polêmica, os deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovaram, em reunião ordinária nesta terça-feira (10), em segundo turno, o Projeto de Resolução 1/2015, que ressuscita o pagamento de auxílio-moradia aos deputados estaduais de Minas Gerais. O benefício havia sido extinto no fim de 2013 aos parlamentares e seus familiares que possuíam imóveis na região metropolitana de Belo Horizonte. Agora tem deputado que mora a um quarteirão da ALMG que receberá R$ 2.850 por mês para bancar moradia.O Sindieletro repudiou publicamente o privilégio.
10.02.2015 -Lideranças de movimentos sociais que lutam por moradia e representantes do governo de Minas farão negociações permanentes. Eles tiveram uma primeira reunião no início deste mês para discutir as ocupações urbanas na Grande BH. O assessor da Comissão Pastoral da Terra, frei Gilvander Moreira, avaliou que o encontro foi bastante positivo, pois mostrou disposição do governo em negociar com os moradores das ocupações.“Colocamos todas as reivindicações à mesa e deixamos claro que o governador Fernando Pimentel assumiu compromisso de não fazer despejo sem alternativa digna de moradia no Estado. E o governo garantiu que será instituída uma negociação permanente com ocupações urbanas e do campo”, afirmou. Uma próxima reunião foi marcada para o próximo dia 12.
06.02.2015 - Terminaram hoje as assembleias de prestação de contas da gestão 2012/2014 do Sindieletro, com grande participação da categoria em todo o Estado. As contas foram aprovadas e o percentual de aprovação você confere na próxima edição do Chave Geral.
06.02.2015 - O Tribunal Superior do Trabalho (TST) não acatou os argumentos da Cemig. O acórdão do dissídio de 2012 foi publicado hoje. Não queremos mais protelamento. Sindieletro já cobrou da Cemig que cumpra a decisão e não faça nenhum recurso.
05.02.2015 - A audiência sobre as demissões arbitrárias de trabalhadores que completaram 55 anos, praticadas pela Cemig, que deveria ter sido realizada nesta quinta-feira, 5, na 44ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, não ocorreu porque o perito contratado pela Justiça do Trabalho não concluiu seus trabalhos. A ação preparada pelo Departamento Jurídico do Sindieletro representa14 trabalhadores demitidos e pede apenas que a Justiça seja feita. Queremos a reintegração desses eletricitários aos postos de trabalho com pagamento retroativo dos direitos trabalhistas e indenização por danos morais. Nova audiência será agendada nos próximos dias.
04.02.2015 - Trabalhadores continuam apontando injustiças no RH que precisam ser corrigidas. Um técnico de projeto de expansão conta que ocupantes da sua função sofreram nos últimos 12 com absurdos da antiga direção, sendo colocados a margem da valorização profissional e convivendo com um PCR usado apenas para chefes agraciarem afilhados. Muitos passaram mais de 20 anos fazendo levantamento de campo em locais distantes sem ganhar periculosidade, enquanto um grupo de técnicos e engenheiros que nunca saíram do escritório foram agraciados pelo adicional no apagar das luzes do governo numa operação que, segundo denúncias, favoreceu mais os coordenadores. Essa é uma das mudanças que precisa ser feita pela nova direção da empresa.
04.02.2015 - Momento grave para o Brasil. Com uma presidência conservadora, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira, 3, a admissibilidade da proposta de reforma política (Proposta de Emenda à Constituição 352/13) e deve instalar nesta quarta-feira a comissão especial que vai discutir o tema. Na votação o PT, PV, PCdoB e Psol foram contrários ao texto da PEC que consideram antirreforma política por manter o financiamento privado para campanhas eleitorais. Se não houver pressão da população, a Ação da OAB que elimina financiamento empresarial das campanhas e está no STF não terá efeito e as doações de empreiteiras serão institucionalizadas.
03.02.2015 - Durante a reunião realizada na semana passada com o novo presidente da Cemig, Mauro Borges Lemos, o vice-presidente Mateus de Moura Lima Gomes e o diretor da DGE, Marcio Serrano, o Sindieletro cobrou a reabertura da negociação do ACT 2014/15. A empresa ficou de apresentar calendário de negociações. Cobramos a confirmação de reunião para o mais rápido possível, pois a categoria tem pressa de retomar as negociações do acordo que deveria ter sido fechado em 2014. Também reivindicamos o pagamento imediato dos direitos conquistados no dissídio julgado pelo TST para o ACT 2012.
02/02/2015 - Imposto Sindical: é Você que escolhe para qual Sindicato vai fazer a contribuição
Os boletos de outros sindicatos profissionais destinados ao pagamento da contribuição sindical 2015 estão chegando para os eletricitários. O Sindieletro alerta que o pagamento via boleto para os sindicatos profissionais não é obrigatório. O trabalhador pode optar por não pagar o boleto, deixando o desconto para o contracheque no fim de março e o imposto irá para o sindicato de base, nesse caso, o Sindieletro, que representa 80% dos eletricitários. Há 63 anos o Sindieletro defende os direitos dos eletricitários e essa contribuição ajuda a custear gastos com a mobilização e realização das lutas.
02/02/2015 - Dirigentes da CUT e de outras centrais sindicais voltam a se reunir com representantes do governo federal amanhã, terça-feira (3), em Brasília. Será a segunda reunião neste mês para tratar das Medidas Provisórias (MPs) 664 e 665 anunciadas pelo governo no final do ano passado.
Construídas de forma unilateral e sem consulta prévia às entidades sindicais, as medidas dificultam o acesso ao seguro-desemprego, abono salarial, pensão por morte, auxílio-doença, entre outros, além de estabelecer a terceirização da perícia médica que poderá ser feita por empresas privadas. As centrais vão reafirmar posição contrária às medidas e cobrar a revogação das MPs.
30/01/2015 - Eletricitário, veja as ações que estão sendo realizadas pelo seu Sindicato neste momento
Nesta sexta-feira, 28, o Conselho Deliberativo terminou seu primeiro encontro do ano. Debatemos a retomada da campanha para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho 2014/2015 e planejamos ações a curto e médio prazo em defesa dos eletricitários. O ano só começou e já tem muita luta para ser feita.
Na semana que vem o Sindieletro estará nas portarias, em todo o Estado, fazendo a prestação de Contas do Sindicato e debatendo o ACT 2014/2015, ainda em aberto por causa do descaso e desrespeito da antiga direção da Cemig. A gente se encontra aí na usina, escritório ou agência.
30/01/2015 - É hora de intensificar a pressão sobre o Congresso Nacional e sobre o Supremo Tribunal Federal para aprovar a reforma política e combater o esquema de corrupção que começa no sistema eleitoral brasileiro. A Rádio Senado divulgou esta semana que o STF deve desengavetar a Ação de Direta de Inconstitucionalidade da OAB agora, logo depois do retorno do recesso do judiciário. O Projeto de Lei que estabelece o fim das contribuições empresariais para campanhas políticas entrará em pauta em 2015. Se a gente não fizer pressão, nada muda! Assine petição para cobrar aprovação da Ação no STF.
Acesse o link: https://secure.avaaz.org/po/o_gene_da_corrupcao/?bNSFqdb&v=52731
30/01/2015
O mesmo pé que faz a luta quando pode também cai no samba. Os eletricitários se preparam para botar o bloco na rua no “Carnaval Energia na Folia”, organizado pelo Sindieletro por meio da Secretaria dos Aposentados. O bloco sairá dia 7 de fevereiro, um sábado antes do carnaval. A concentração será às 14 h na Sede do Sindieletro e o cortejo vai até a Praça Floriano Peixoto, no bairro Santa Efigênia, em BH. Na próxima segunda e quarta-feira terá ensaio do nosso bloco, às 19 horas, no Sindieletro. Venha e traga a sua alegria, seu instrumento e a sua energia de arlequim e colombina.