De Ibirité a Varginha, o estado de Minas Gerais está tomado por acidentes com a categoria. Lesões leves, graves e até mesmo mortes: é o mês do trabalhador começando ao escancarar o descaso e o descontrole da gestão Zema sobre a questão da saúde dos eletricitários. No dia 16 de abril, Rodrigo Ramos dos Santos, de apenas 21 anos, faleceu por choque elétrico. Três dias depois, em São Sebastião do Rio Preto, uma tragédia com a população: um condutor rompido atingiu pai e filha que passavam pela rua de moto no momento da manutenção. O pai faleceu pelo choque elétrico e a filha foi encaminhada para o hospital com queimaduras.
No dia 2 de maio, um eletricitário da empreiteira Ricel desapareceu no rio Sapucaí Mirim, em Conceição dos Ouros, durante uma operação de emenda de condutor. Quatro dias depois, o corpo de Luiz Henrique foi encontrado enroscado em uma galhada na margem do rio. Ele tinha 42 anos.
Já no dia 4 de maio, um eletricitário da Cemig sofreu queda de nível ao subir em uma árvore para podar galhos próximos à rede elétrica, em Santa Juliana. O trabalhador perdeu a consciência e foi levado com urgência ao hospital, sendo transferido posteriormente para uma unidade em Uberlândia. Ele está consciente, mas sofreu fratura no quadril e está sendo observado quanto à sua condição neurológica.
Os casos evidenciam que o cenário de saúde e segurança na Cemig continua alarmante. Este é o resultado de lançamentos de PDVP sem o preparo necessário para quem ocupa as vagas. Este é o resultado da falta de diálogo para construir políticas eficientes para prevenir acidentes. Este é o resultado da pressão, do corte de custos e do lucro acima da vida. A nossa luta por saúde e segurança é urgente e é a pauta principal do Sindieletro!
───────────────────────────────
Acompanhe o Sindieletro nas redes sociais: Facebook | Instagram | Youtube
Grupos fechados do Sindieletro no WhatsApp: informações em primeira mão para ativos e aposentados (em grupos específicos e separados) sobre os temas de interesse da categoria — Cemig Saúde, Forluz, ACT, PLR, denúncias e mais. Apenas o Sindieletro envia as mensagens, sem ruídos e bagunça. Solicite sua entrada agora: WhatsApp
A luta é coletiva e nosso atendimento é personalizado. Filie-se ao Sindieletro.
───────────────────────────────