Trens com vagões em dobro, solução para metrô superlotado

O teste de uso de oito vagões sinaliza o sucesso da iniciativa

O Metrô-BH, durante o mês de agosto, realizou testes para a operação do metrô com “trens acoplados”, ou seja, ao invés de quatro, os trens circularam com oito vagões.

Essa solução, se aplicada nos horários de pico, podem amenizar os problemas de superlotação das estações, onde circulam cerca de 210 mil usuários por dia. Segundo o diretor do Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais (Sindimetro-MG) Romeu Machado, “foram várias reuniões entre o sindicato e a CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), para finalmente sensibilizar parte da direção da empresa, que agora estuda a possibilidade de viabilizar esse tipo de operação”.

Mas ainda há resistência e, por isso, não está garantida a operação dos trens acoplados em caráter definitivo. “Mesmo constatada a viabilidade técnica, ainda falta a decisão final da direção da CBTU”, declara o diretor sindical.
Participação

Por esse motivo, o Sindicato está em campanha junto aos passageiros para que telefonem para a CBTU, enviem cartas e e-mails ou, ainda, utilizem as “caixas de sugestões” existentes em todas as estações do metrô, pedindo a implantação permanente dos trens acoplados. Os leitores interessados em participar da campanha podem telefonar para o “Atendimento ao Usuário” no número 3250-3901.

Essa solução, se aplicada nos horários de pico, pode amenizar a superlotação dos trens. Cerca de 210 mil pessoas usam o metrô todos os dias na capital