Trabalhadores denunciam precarização no processo de trabalho no setor de TI da empresa

A área de TI vem mudando seu papel ao longo dos anos dentro das empresas. A tecnologia evolui diariamente e passou a ter uma importância estratégica dentro das corporações. Com a Cemig não podia ser diferente, dada a sua importância dentro da sociedade mineira como fornecedora de um serviço essencial, que é a energia elétrica.

Nos últimos anos, percebo que a TI da empresa vem recebendo uma gestão um pouco descuidada. Terceirização de serviços, contratação de empresas sem o know-how técnico necessário, contratos temporários para serviços de longo prazo, trabalhadores com pouca experiência para executar serviços complexos. Nesse contexto, os impactos na qualidade dos serviços são notórios. Há aumento de demandas por retrabalho, e as reclamações são inevitáveis.

Neste ano, fomos informados que a equipe de TI será remanejada para o Anel Rodoviário. Para muitos trabalhadores, há vários transtornos: a dificuldade de mobilidade, poucas opções de estabelecimentos que fornecem alimentação e a infraestrutura atual do prédio, que é frágil para atender à demanda técnica, são alguns deles.

Penso que, com essas mudanças, teremos dificuldades de adaptação a curto prazo.  Espero que a gestão da empresa tenha uma postura mais cuidadosa com o seu setor tecnológico daqui para frente. Em um mundo cada dia mais globalizado, o setor de TI se torna o principal elemento de desenvolvimento das grandes organizações.

Cemig: esse “trem” é nosso!

A voz de um trabalhador do TI