Trabalhadores da Volks conquistam estabilidade no emprego até 2025

Em assembleia presencial realizada na terça, 15, os trabalhadores aprovaram por unanimidade a proposta negociada entre o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e a Volkswagen. O acordo, que tem validade de cinco ano, garante estabilidade no emprego e estabelece índices e formatos para o cálculo da reposição salarial na data-base e da PLR para todo o período. O acordo inclui ainda a abertura de um PDV (Programa de Demissão Voluntária) e altera itens do acordo anterior em relação a remuneração e benefícios. Portanto, só sai do emprego quem quiser.

A negociação com a Volks levou cerca de três semanas e foi realizada em conjunto com os sindicatos que representam os metalúrgicos nas plantas de Taubaté, São Carlos e São José dos Pinhais. A base do acordo é a mesma, com algumas especificidades locais. Para os trabalhadores da planta Anchieta, em São Bernardo, a proposta foi divulgada em detalhes na última sexta-feira (11) pela representação sindical.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e trabalhador na Volks, Wagner Santana, destacou a importância da aprovação do acordo, diante de um cenário econômico instável, sem políticas governamentais que estimulem a retomada da produção. “Vivemos um momento de incerteza em relação ao futuro econômico do País. Nesse cenário, um acordo que garante estabilidade por cinco anos é muito positivo, inclusive tornando-se referência para o movimento sindical em relação às possibilidades de conquista da classe trabalhadora”, reforça.

Wagner também ressalta que o acordo, além de trazer tranquilidade ao trabalhador, tem efeitos positivos na cadeia automotiva, ao garantir a manutenção do nível de produção e até apontar para a possibilidade de crescimento.