Trabalhadores da Terceiriza comemoram vitória

A audiência realizada no Ministério Público do Trabalho, na tarde desta quarta-feira, 19, terminou com um acordo a ser cumprido pelas empresas Terceiriza,a Cemig e a EMTEL, empresa vencedora da licitação para prestar serviço para a Companhia no lugar da Terceiriza, o que resguarda direitos dos trabalhadores.

No documento elaborado pela procuradora do Trabalho, Adriana Augusta de Moura Souza, e assinado pelas empresas, Cemig e sindicato, está garantida a prorrogação do contrato da Terceiriza com a Cemig por mais três meses, para garantir o aviso prévio de todos os trabalhadores.

Também foi garantido que todos os demitidos terão prioridade nas contratações a serem feitas pela EMTEL. A Terceiriza também se comprometeu em não descontar dos trabalhadores os três dias de paralisação. Após a audiência, os trabalhadores da Terceiriza destacaram a solidariedade do Sindieletro à luta por todos os direitos.

A direção do Sindieletro destaca a mobilização dos trabalhadores da Terceiriza que cobraram da Cemig e da prestadora de serviços uma garantia de que terão os direitos trabalhistas respeitados, apesar do fim do contrato. Para o Sindieletro eles são exemplo de luta para outros trabalhadores de empreiteiras que prestam serviços para a Cemig.

O movimento em defesa dos trabalhadores continua, já que o processo de encerramento de contrato da Terceiriza com a Cemig, que começou pela logística, passará por outros setores como asseio, conservação e vigilância nas unidades Jatobá e Juatuba. Trabalhadores devem ficar atentos e mobilizados.

Entenda a luta dos trabalhadores da Terceiriza

Contratada pela Cemig para a realização de serviços de apoio em Juatuba e Jatobá, a Terceiriza tem um contrato temporário que termina no dia 31 de março. Avisados pela empresa que não serão demitidos e que, se quisessem, teriam que pedir demissão, o que implicaria em prejuízos no FGTS, os trabalhadores se mobilizaram com paralisação dias 11,12 e 13 de março e cobraram atitude da Cemig e empreiteira. O movimento evitou o fechamento de cerca de 150 postos de trabalho e a perda de direitos.