Trabalhadores da empreiteira Control do polo Janaúba e região estão em greve por direitos trabalhistas

Relatos dos trabalhadores apontam condições precárias nas instalações da base operacional, nas cláusulas econômicas e na organização da jornada de trabalho

A história de luta do Sindieletro por melhores condições de trabalho na sua área de atuação, seja na Cemig ou nas empresas privadas vinculadas à atividade econômica do setor elétrico, não nos deixam dúvidas: o trabalhador terceirizado que presta serviços para a Cemig está submetido às condições mais precárias no setor elétrico em Minas Gerais. Desde o início da década de 90, quando intensificou a terceirização das atividades relacionadas à construção e manutenção das redes da empresa, o número de acidentes fatais e com mutilação no setor aumentaram de forma exponencial. Além disso, o descumprimento das responsabilidades trabalhistas e denúncias de condições precárias no trabalho têm feito parte da história dos trabalhadores.

O efeito dessa situação são sucessivas greves, com os trabalhadores cobrando o cumprimento da legislação trabalhista e melhores condições de trabalho. Na atual gestão da Cemig, onde o governador Zema implementou o modelo de gestão de empresa privada, a situação tem se agravado. A lógica de reduzir custos para aumentar a margem de lucro a ser distribuída aos acionistas parece atingir também os contratos com as empreiteiras que prestam serviço para a Cemig e, consequentemente, os empreiteiros estão repassando o prejuízo aos trabalhadores.

Os trabalhadores em greve na empreiteira Control do polo Janaúba e região reivindicam melhorias nos salários e nos demais itens econômicos da convenção coletiva, argumentando defasagem salarial no atual contrato, que iniciou no final de 2022.

A forma de organização da jornada de trabalho dos trabalhadores também é prejudicial. As equipes da Control que atuam em oito municípios na região de Janaúba trabalham em regime de escala para garantir o desenvolvimento das atividades de segunda a segunda, entre os horários de seis horas da manhã até às vinte e três horas. O turno da madrugada funciona no regime de sobreaviso, condicionando os trabalhadores que atuam na escala de 6 horas às 15 horas a ficarem por conta da empresa por praticamente 24 horas, uma vez que o sobreaviso restringe o trabalhador a realizar outras atividades da vida pessoal entre a jornada de trabalho e o início do sobreaviso. Há alguns relatos de acionamento antes do início do horário do sobreaviso.

A avaliação do Sindieletro é que as equipes também podem estar subdimensionadas, trabalhando no limite. Essa reflexão se dá ao fato que trabalhadores já trabalharam mais de 7 dias consecutivos, com a empresa desrespeitando o descanso semanal remunerado, ou sendo convocados para trabalharem na folga da escala. As condições estruturais e de higiene na base de Janaúba também são questionadas pelos trabalhadores, que cobram uma instalação adequada para o uso deles.
Essas são algumas das questões que estão em pauta na luta dos trabalhadores em greve na empreiteira Control do polo Janaúba. O Sindieletro está apoiando a luta dos trabalhadores em busca de melhores condições de trabalho. Cobramos da gestão da Cemig tratamento junto à empreiteira para que possa atender as reivindicações dos trabalhadores.

Gestão da Cemig e empreiteira Control, atendam as reivindicações dos trabalhadores!