Em reunião realizada nesta terça, a empresa não respondeu a nossa reivindicação de retorno com todos os técnicos ao trabalho de campo, mas apresentou uma proposta que resgata o controle da gestão de projetos pela empresa com a garantia de que a maioria das atividades serão realizadas pelos trabalhadores próprios. A proposta será amplamente debatida com os trabalhadores, que apontarão as alterações necessárias.
O Sindieletro vai novamente ao encontro dos técnicos de projetos da Cemig para aprofundar o debate sobre a proposta de mudanças no processo de trabalho da área, com destaque para a reivindicação de retorno de todos os técnicos ao trabalho de campo. Não será só isso. Os trabalhadores serão convocados para participar das próximas reuniões de negociação com a empresa que tratarão do assunto.
Na manhã desta terça-feira, dirigentes do Sindicato e integrantes do Comitê de Negociação da Cemig realizaram a segunda reunião para tratar do processo de trabalho dos técnicos de projetos. O Comitê não apresentou proposta para o imediato retorno dos técnicos às atividades de campo, argumentando que é preciso discutir, primeiro, as mudanças no processo de trabalho da área. O Comitê apresentou uma proposta para as mudanças, com foco no controle da gestão de projetos pela Cemig.
As premissas da proposta, segundo o Comitê, serão resgatar o controle por parte da Cemig de toda a gestão dos projetos, com grande parte do trabalho sendo feita pelos técnicos do quadro próprio, melhorar a qualidade dos serviços e valorizar a carreira dos trabalhadores. A empresa pretende também definir com a equipe técnica a produtividade adequada para a área e investir mais em formação e qualificação.
A proposta apresentada reserva aos trabalhadores da Cemig todo o processo mais complexo de elaboração e execução dos projetos. Para as empreiteiras ficariam as atividades de menor complexidade.
Os representantes do Sindieletro insistiram que a proposta precisa ser amplamente discutida com os técnicos de projetos, justificando que são eles os profissionais mais indicados para avaliar a proposta e definir mudanças. Para isso, o Sindicato vai agendar reuniões com os técnicos. Depois da conversa entre Sindieletro e os trabalhadores, nova reunião de negociação será marcada. O Sindicato acertou com o Comitê a participação de técnicos de projetos nas negociações.
Cemig libera acesso de dirigentes
Pela manhã, o Comitê de Negociação Sindical anunciou que o acesso dos dirigentes do Sindieletro aos locais de trabalho na Cemig está liberado. E observou que uma norma de acesso será discutida, para posterior implementação. Segundo o Comitê, a Cemig reconheceu que era preciso garantir o acesso antes da definição da norma.