Somos parte da história. Seguimos fazendo história



Somos parte da história. Seguimos fazendo história

Dia de celebração também é um chamado para a resistência

 

Nesta sexta-feira (24) se comemora o Dia Nacional da Aposentada e do Aposentado. A data coincide com os 44 anos da Previdência Social, criada pelo decreto de Lei nº 6.926, em 1981. No Sindieletro, a celebração também é um chamado de luta. Após dedicarem muitos anos à população mineira durante a época da ativa, eletricitárias e eletricitários aposentados seguem atuantes – não apenas pela construção coletiva, mas também pelos ataques sofridos.

Recentemente, o respeito aos aposentados é pauta constante para o Sindieletro. Afinal, direitos conquistados estão sendo duramente atacados, principalmente a Cemig Saúde, desde 2021. No momento em que a saúde dos eletricitários cobra a conta que foi criada durante o tempo de trabalho, os gestores da Cemig querem retirar o acesso ao plano; plano conquistado e mantido por esses trabalhadores!

É desumano. É o retrato fiel do desrespeito aos aposentados e aposentadas. Afinal, para a gestão Zema, dia 24 de janeiro talvez seja o “Dia Nacional do Custo Pós-Emprego”; pois essa é a maneira com que se referem aos trabalhadores e trabalhadoras que comprometeram sua saúde física e mental durante os anos laborais e agora precisam do plano – que lhes é de direito, não é benesse.

E não é só com a Cemig Saúde. A Forluz também tem passado por desafios e o aumento no seguro de vida bate à porta. Nossa categoria é de luta, é de participação! E neste importante dia de celebração, parabenizamos a cada um e a cada uma que dispuseram de seu tempo, energia e intelecto para contribuir na construção democrática do setor energético.

Não é hora de esmorecer. O que os eletricitários da ativa têm hoje é fruto da renúncia, da organização e da obstinação dos trabalhadores do passado. Hoje, a consciência política e experiência de vida dos aposentados e aposentadas ajudam a nortear os caminhos da luta dos trabalhadores ativos.

O tempo dos aposentados e aposentadas é agora. O nosso lugar existe e resiste! Na política, na família e nas outras relações sociais. Afinal de contas, o trabalho é apenas uma parte da vida. E a vida continua após a aposentadoria (e muito mais vem aí!). No Sindieletro, defendemos que o trabalho jamais venha antes da dignidade. E é por isso que convocamos a todos para não se retirarem da luta, principalmente no momento em que a gestão Zema tenta fazer valer o lucro acima da vida.

Feliz dia, aposentado e aposentada! Somos parte da história. Seguimos fazendo história.

 

-------------------------------------------------------

Acompanhe o Sindieletro nas redes sociais:

Facebook | Instagram

ATENÇÃO: entre nos nossos GRUPOS EXCLUSIVOS no WhatsApp e Telegram para receber notícias do Sindieletro!
(Os grupos são fechados e apenas a Comunicação oficial do Sindieletro envia as mensagens)

Solicite sua entrada: envie uma mensagem para o Sindieletro no WhatsApp.

-------------------------------------------------------

item-0
item-1
item-2
item-3