Sindieletro vai para as bases discutir o plantão do SG e AR

Nesta semana o Sindieletro vai ao encontro dos eletricistas do plantão do São Gabriel e Anel Rodoviário para debater sobre o plantão e decidir a melhor proposta para a escala de revezamento dos trabalhadores.

A Cemig havia feito uma manobra para acabar com o plantão do Anel Rodoviário e do São Gabriel, propondo a alteração da escala com menos folgas e mais trabalho. O plantão não funcionaria de madrugada e os eletricistas trabalhariam 22 dias a mais no ano.

A empresa alega falta de pessoal para impor a alteração, mas o Sindieletro agiu imediatamente após saber da notícia de mudança no plantão, que seria feita sem diálogo com os trabalhadores e sem ouvir o Sindicato. Os diretores do Sindieletro, Jairo Nogueira Filho e Vicente Ferreira Nascimento, reuniram-se há cerca de uma semana com o gerente da SM/MP (Serviços de Campo da Região Metropolitana), Humberto Donizete de Faria, e cobraram o cancelamento da proposta de alteração e a formação de uma comissão de eletricitários e dirigentes sindicais para discutir o assunto.

O gerente aceitou a proposta e, com a mobilização, a atual escala continua em vigor e os trabalhadores envolvidos decidirão que for melhor para o plantão.
O diretor do Sindieletro, Vicente Ferreira Nascimento, avaliou que o resultado da ação do Sindicato para impedir a nova escala danosa para os trabalhadores foi muito positiva. “Defendemos a contratação de mais pessoal e não proposta de acabar com o plantão. O trabalhador não pode pagar a conta e a empresa precisa cumprir o Acordo da primatização”, destacou.

Para Jairo Nogueira Filho, o episódio deixa claro que o diálogo pode favorecer empresa e trabalhadores. “Temos condições de conversar sobre todos os assuntos relacionados às relações de trabalho. Juntos, vamos construir o melhor para os trabalhadores, com um plantão que possa funcionar com condições dignas de trabalho”, afirmou Jairo.