Sindieletro vai até Dilma defender a Usina de Jaguara

A presidenta da República, Dilma Rousseff, visitou, na tarde dessa terça-feira(27), a capital mineira em evento realizado na Serraria Souza Pinto, que comemorou a formatura de alunos do Pronatec, programa do Governo Federal que garante formação técnica para jovens.

Diretores do Sindieletro e representantes da CUT/MG estiveram no local na tentativa de entregar à presidenta uma carta aberta onde o Sindicato cobra empenho do Governo para que a usina de Jaguara não seja privatizada. O documento não pode ser entregue diretamente à presidenta, mas deve ser protocolado, nos próximos dias, na Secretaria da Presidência.

Entenda

A concessão da Cemig para a operação da usina, localizada no Rio Grande, divisa entre Minas Gerais e São Paulo, termina nesta quarta-feira, 28, e o Ministério de Minas e Energia já pediu a devolução da usina para que seja licitada novamente. O despacho com parecer desfavorável à concessionária foi publicado na edição do “Diário Oficial da União” (DOU) do dia 23.

No documento, o Sindicato também pede o apoio federal para garantir os empregos dos trabalhadores e defende um modelo público para o setor elétrico, sob controle do Estado e da sociedade. “Dessa forma será possível atender a população e fomentar o desenvolvimento e não apenas saciar a sede de lucros dos investidores nacionais e estrangeiros”.