Sindieletro se reúne com presidente da ALMG para debater Cemig

Na terça-feira (25), o Sindieletro participou de reunião na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com o presidente da Assembleia Legislativa, Tadeu Martins, representantes do Sindágua e o deputado estadual Betão.

Foi entregue pauta conjunta de reivindicações do Sindieletro e do Sindágua, com mais de 10 itens solicitando que a Casa acompanhe de perto a Cemig, a Codemig e a Copasa, e se comprometa em acompanhar e manter o diálogo diante de discussões em defesa dos trabalhadores e do serviço público.

O Sindieletro cobrou também atenção frente ao processo de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) na Cemig.

Confira relato do deputado Betão:

"Levei ao presidente da Assembleia Legislativa, Tadeu Martins, na tarde de hoje, pauta conjunta de reivindicações do Sindieletro e do Sindágua com pedidos de acompanhamento da situação dos trabalhadores e contra a tentativa de privatização das estatais.
São mais de 10 itens solicitando que a Casa acompanhe de perto a Cemig, a Codemig e a Copasa e ainda que se comprometa em acompanhar e manter o diálogo diante de discussões em defesa dos trabalhadores e do serviço público. Esse pedido é importante porque, recentemente, o governo Zema aprovou a política de desestatização dentro Secretaria de Desenvolvimento Econômico, no âmbito da reforma administrativa. Até o momento, a Casa não sabia sobre o assunto.

As categorias pedem também a garantia do cumprimento da Emenda Constitucional nº 50 que determina o quórum de 3/5 dos deputados para aprovação de processos como a privatização. Uma medida para barrar os anúncios feitos por Zema de privatização, para que o trator não passe em cima das nossas empresas públicas. Para o Sindieletro a pauta cobra, também, atenção frente ao processo de Participação dos Lucros (PLR) e o fim, de forma arbitrária, do sistema híbrido de trabalho, medida que desagradou os trabalhadores.

Para o Sindágua é urgente que a ALMG investigue os anúncios de perda de concessão e redução das unidades da Copasa em Minas. No documento, a categoria apresenta o detalhamento do sucateamento das politicas de reinvestimentos em serviços de saneamento e a redução do atendimento da Copasa todo o Estado. Os trabalhadores cobram informações sobre o porquê de a Copasa (MG), a Sabesp (SP) e a Corsan (RS) se desfiliarem da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) e encaminharem sua filiação à Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon).

Seguimos juntos!"

Cemig: esse "trem" é nosso!