O coordenador-geral do Sindieletro, Emerson Andrada, recebeu, na tarde da segunda-feira (22/11), no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, a medalha do Mérito Legislativo 2021. O prêmio, dado a cidadãos e instituições que atuam em prol da sociedade, teve como foco, este ano, o reconhecimento aos que contribuiram e continuam contribuindo para a retomada do desenvolvimento econômico e social do Estado. Sobretudo aos cidadãos e instituições que agiram para amenizar a crise da pandemia de coronavírus, na economia, na saúde e na sociedade.
Durante a entrega da medalha, os eletricitários e eletricitárias aproveitaram para realizar uma manifestação em frente ao Palácio das Artes, para dar visibilidade à luta pela renovação do ACT e denunciar os desmandos e irregularidades cometidas pela gestão de Zema na Cemig. Veja fotos no final da página.
E leia a matéria publicada no portal da ALMG, sobre o assunto:
Mérito Legislativo tem foco na retomada econômica e social
Foto:Guilherme Dardanhan
Em clima de esperança e coletividade, cidadãos e instituições que atuaram em prol da vida na pandemia são homenageados.
Um reconhecimento a todos que contribuíram e continuam contribuindo para a retomada do desenvolvimento econômico e social do Estado. Esse foi o propósito da solenidade de entrega da Ordem do Mérito Legislativo 2021, realizada na segunda-feira (22/11/21), pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.
Com o tema “Mineiras e mineiros na recuperação econômica e social do Estado no pós-pandemia, destacando a atuação das instituições unidas à sociedade, em prol da vida”, a comenda homenageou cidadãos e instituições que atuaram para amenizar a crise gerada pela pandemia de Covid-19 na economia, na saúde e na própria sociedade.
Esperança
Mesmo reconhecendo que a Covid-19 agravou várias “pandemias” que o Brasil já enfrentava, como a inflação, a fome e a pobreza, o presidente da Assembleia, deputado Agostinho Patrus (PV), fez um discurso de esperança e de retomada.
Ele recorreu a outras tragédias históricas, como a peste negra no século XIV e a segunda Guerra Mundial para enfatizar os avanços alcançados depois de cada uma delas. “A crise é professora. Depois de um momento de recolhimento e morte, há uma explosão de vida. É hora de agir”, enfatizou.
Agostinho Patrus citou, entre as ações do Parlamento mineiro, o Recomeça Minas, um pacote de estímulos para incentivar a retomada econômica e social do Estado. E reforçou a disposição da Assembleia para seguir trabalhando, em parceria com as instituições, e com um cuidado especial com a população mais vulnerável.
Oradora exalta trabalho coletivo
Falando em nome de todos os agraciados, a reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sandra Regina Goulart Almeida, defendeu uma reconstrução conjunta e de mãos dadas entre pessoas e instituições. “Os graves impactos da pandemia ainda serão sentidos por um tempo”, justificou.
Sandra mencionou os grandes desafios que se apresentam, mas enfatizou as potencialidades de Minas e seu compromisso com valores democráticos, com a justiça social e com a liberdade. A reitora ainda saudou todos os afetados diretamente pela pandemia e destacou a atuação da Assembleia durante a crise sanitária.
Ela citou o exemplo da vacina da UFMG, desenvolvida, segundo ela, graças ao trabalho de pesquisadores, mas também à parceria com os três níveis de governos e a ALMG. Ela se referiu a R$ 30 milhões destinados à pesquisa da vacina, vindos de emenda parlamentar a projeto de distribuição de recursos do acordo do Executivo com a Vale.
A mesma emenda ainda destinou outros R$ 54,5 milhões para o combate à pandemia de Covid-19 e à assistência a pessoas e segmentos em situação de vulnerabilidade social.
História
Criada em 1982, a Ordem Mérito Legislativo agracia cidadãos e instituições por seu trabalho e dedicação em prol da sociedade. A condecoração possui os graus Grande Mérito, Mérito Especial, e Mérito. Na edição de 2021, 89 pessoas e instituições receberam a honraria, além de 40 parlamentares que foram agraciados antes da solenidade.
O ingresso na Ordem é realizado por indicação dos parlamentares e é aprovado por seu Conselho, composto pelos membros da Mesa da Assembleia, pelas lideranças parlamentares e pelos ex-presidentes que ainda estão no mandato de deputado estadual. O presidente da ALMG, Agostinho Patrus, também preside o Conselho da Ordem.
Na solenidade da segunda (22), essas lideranças parlamentares estiveram à mesa, assim como outras autoridades mineiras. As medalhas foram conduzidas pelos Dragões da Inconfidência da Polícia Militar de Minas Gerais, e o Quinteto de Metais da Banda de Música do Corpo de Bombeiros executou o Hino Nacional. Ao final, o cantor e violeiro Rubinho do Vale apresentou Trem da História, de sua autoria.
A solenidade será reprisada pela TV Assembleia no próximo domingo (28), às 14 horas, e estará disponível no canal da Assembleia de Minas no YouTube.
Duas cenas: O recebimento da medalha, a luta dos trabalhadores: