Sindieletro presente no Encontro da Mulher Urbanitária

Nossa diretora, Denise Borges Ferreira, representou as eletricitárias de Minas. Para ela, foi um encontro grandioso e que muito ensinou para o fortalecimento das lutas das trabalhadoras

Em 15 de maio, de 9 às 14h, aconteceu o Encontro Nacional da Mulher Urbanitária, realizado de forma virtual. O evento foi organizado pela CNU (Confederação Nacional dos Urbanitários) e pela FNU (Federação Nacional dos Urbanitários). A diretora do Sindieletro, Denise Borges Ferreira, participou, representando as eletricitárias de Minas.

Estiveram presentes no evento 66 mulheres e 01 homem, de todas as regiões do Brasil.

A mesa de debate contou com as seguintes pautas: A Conjuntura Atual e a Violência Contra a Mulher no Mundo do Trabalho e no Movimento Sindical; Organização das Mulheres do Ramo Urbanitário;  e Eleição das Delegadas para o Encontro Nacional da Mulher Trabalhadora da CUT, que deverá ocorrer entre agosto e setembro deste ano.

A nossa diretora, Denise Borges, avaliou que o Encontro foi um aprendizado enorme e de suma importância para a sua formação enquanto dirigente sindical e enquanto mulher. “Eu me senti uma formiguinha participando de um evento tão grandioso, onde só se reuniram mulheres com um longo histórico de lutas”, disse. De acordo com Denise, ficou claro que inúmeras conquistas que as trabalhadoras usufruem hoje são de lutas que as mulheres reunidas no Encontro participaram, com greves e mobilizações e protestos nas ruas, entre outras práticas.

Ela lembrou que dentro das pautas dos debates, foram discutidos os tipos de assédios (que não se limitam a assédios moral e sexual), a conjuntura política e a pandemia, entre outras.

Sororidade, o que é? Mulheres, uni-vos!

Um dos conceitos debatidos que mais chamou a atenção de Denise foi sobre a sororidade. Ela não sabia o significado (e nem grande parte das pessoas), mas saiu do evento não só com o entendimento da palavra, mas decidida a colocá-la em prática. E explicou: Conforme nos foi esclarecido, essa  palavra vem do latim soror, que significa irmã, ou seja, sororidade é irmandade. Mas, na prática, significa muito mais. Representa apoiarmos umas às outras, convivermos como companheiras sem rivalidades, com respeito. Um exemplo é sempre votarmos em mulheres, em eleições políticas, e para direções sindicais e de outras entidades. A Mulher precisa dar espaço para outra mulher, e a sororidade representa também a reorganização das mulheres, e é isso que, nós, urbanitárias, estamos fazendo”.

A diretora do Sindieletro também avaliou que há necessidade de organicidade em todos os sindicatos para atrair as mulheres às práticas sindicais. “Os sindicatos precisam organizar as mulheres da sua base, sobretudo para mapear, identificar as possíveis companheiras; buscar principalmente as mais jovens, para trazê-las ao ambiente sindical e para as lutas da categoria e dos coletivos femininos”, destacou.

Unidas e unidos contra  a privatização

Para Denise, a luta contra a privatização da Cemig e, também, em defesa do plano de saúde, exige muito mais organização das eletricitárias, juntos com os homens.  Nós conquistamos quando nos organizamos, e vamos conquistar a manutenção da Cemig pública e o nosso plano de saúde como sempre foi, para todos, ativos e aposentados”, concluiu.