Em protesto por ações de combate às mudanças climáticas, e também contra a destruição do Brasil pelo governo Bolsonaro, as ruas do país foram tomadas por trabalhadores e cidadãos em geral, nesta sexta-feira, dia 20 de setembro.
Os manifestantes visam dar visibilidade à situação de colapso ambiental que ocorre em diversas partes do planeta, a Coalizão pelo Clima, uma frente ampla composta por 70 organizações ambientalistas, coletivos, movimentos sociais, centrais sindicais e ativistas, está impulsionando manifestações em todas as regiões do Brasil.
Atos ocorreram e ainda estão ocorrendo em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Amazonas, Alagoas, Bahia, Amapá, Ceará, Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Sul e em outros estados das cinco regiões do país.
Em BH o ato foi no Centro, em frente à Prefeitura. E lá estavam eletricitários e dirigentes do Sindieletro (foto), empunhando bandeiras e faixas. A foco adotado pelo Sindieletro foi a crítica a Romeu Zema, que tenta privatizar a Cemig e está encontrando grande resistência da luta contra a venda da estatal.