Sindieletro presente em Seminário de Saúde e Segurança do Trabalhador

No dia 16 de julho foi realizado o Seminário Atual Contexto da Saúde e Segurança do Trabalhador e da Trabalhadora: Elaborando Proposições, que contou com a participação do Sindieletro. O coordenador geral do Sindicato, Jefferson Silva, participou da mesa de debates, ficando também responsável pela abertura do evento, realizado no Sindibel (Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos de BH).

A programação incluiu discussões sobre a conjuntura e retrocessos em saúde do trabalhador, e o controle social e a saúde do trabalhador e trabalhadora.

O Seminário foi realizado pelo Fórum Sindical e Popular de Saúde e Segurança do Trabalhador e da Trabalhadora de Minas Gerais.

O coordenador do Sindieletro, Jefferson Silva, durante a abertura do evento, fez um resgate dos retrocessos das políticas governamentais para os trabalhadores e trabalhadoras que afetam a saúde e  a segurança  no trabalho. Ele citou a liberação indiscriminada por lei das terceirizações, a Reforma Trabalhista e a PEC que impôs redução de investimentos em saúde e educação, aprovada durante o governo Temer, como grandes ataques e retrocessos à saúde e segurança de toda a classe trabalhadora.

Já durante os debates, segundo Jefferson Silva, os ataques contra os trabalhadores e trabalhadoras são parte de um projeto político e econômico do governo Bolsonaro de médio e longo prazos e provocou o Fórum para permanentemente denunciar essa conjuntura e seus impactos para a saúde e segurança da classe trabalhadora.

O dirigente sindical do Sindieletro também apresentou um retrospecto das condições de trabalho na Cemig que têm adoecido e colocado em mais risco a saúde e segurança dos eletricitários.  Ele resgatou o histórico de terceirizações e a redução de postos de trabalho na Cemig como políticas de gestão que agravam ainda mais a saúde e a segurança da categoria eletricitária.

No final, o Seminário encaminhou para o Fórum Sindical e Popular de Saúde e Segurança do Trabalhador e da Trabalhadora  propostas de monitoramento do Cerest (Centro de Referência de Saúde do Trabalhador) do SUS e de defesa na Câmara dos Deputados de abertura de uma CPI para investigar o Programa de Revisão de Benefícios por Incapacidade do INSS (Pente Fino do INSS), visto que a preocupação do governo é mandar de volta para o trabalho milhões de  trabalhadores afastados por auxílio doença e já aposentados por invalidez.