Sindieletro na luta contra ameaças de corte de horas

A gestão Zema na Cemig, essa mesma que está sendo investigada por denúncias de irregularidades, comete mais uma: tenta atacar a categoria com prática antissidical, orientando o corte arbitrário de horas na jornada dos trabalhadores e trabalhadoras que participam de reuniões setoriais e assembleias.

Desta vez, as investidas foram intensificadas e gestores ameaçam até com advertência caso a participação nas atividades sindicais prossigam. Alguns trabalhadores tiveram horas descontadas e estamos buscando reverter.

O Sindieletro repudia essa atitude dos gestores ‘zemistas’ e vai tomar medidas cabíveis. Participação em atividades sindicais é um direito dos trabalhadores e trabalhadoras e não aceitamos, de forma alguma, os ataques antissindicais e contra a liberdade de participação dos eletricitários e eletricitárias.

O deputado estadual Betão esteve na assembleia realizada na base Anel Rodoviário e se comprometeu a tratar esse assunto na Comissão do Trabalho da Assembleia Legislativa de MG. "Nós vamos tornar essa situação pública, vamos chamar uma audiência pública ou uma audiência na Comissão do Trabalho, o que for mais rápido possível para estar fazendo essa denúncia e impedir que esses cargos de chefia possam estar impedindo que trabalhadores participem das assembleias, isso é uma atitude antissindical e está previsto na Constituição como crime contra o sindicato e contra a classe trabalhadora", destacou.

A gestão de Zema na empresa intensifica as ameaças e pressões no momento de suma importância para a categoria eletricitária na Cemig: A mobilização pela a renovação do nosso Acordo Coletivo de Trabalho. Momento fundamental para o debate e as decisões na luta por nossas conquistas.

A resposta é, sobretudo, mais mobilização. Os gestores e o governador Zema deveriam estar preocupados é com as investigações sobre irregularidades na empresa, feitas pela CPI da Cemig. A sociedade merece respostas e transparência da empresa e do governo. E os trabalhadores merecem respeito e a liberdade de participação nas reuniões e assembleias sindicais.

Fora Zema e leve junto seus gestores autoritários!

Cemig: esse "trem" é nosso!