Sindieletro lança documentário


Convite

O Sindieletro convida para o lançamento do documentário, Dublê de Eletricista, no dia 2 de outubro às 19 horas, no auditório da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, em Belo Horizonte.

O documentário "Dublê de eletricista" conta o drama do eletricista terceirizado da Cemig, Lúcio Nery de Souza, que se acidentou em 2013. A história revela o que há por trás do processo de terceirização no setor elétrico brasileiro.

A riqueza da Cemig, maior empresa pública do Estado de Minas Gerais, é construída por um exército de trabalhadores anônimos, muitos deles terceirizados. São postos de trabalho precarizados, com salários rebaixados, jornadas de trabalho extenuantes, falta de qualificação profissional e acidentes. O destino de várias famílias de vítimas de acidentes de trabalho é conviver com a dor e o abandono.

O setor elétrico brasileiro é um dos maiores responsáveis por mortes em acidentes de trabalho. Dados da FUNDAÇÃO COGE revelaram a ocorrência de 964 mortes de trabalhadores do setor entre os anos 2001 e 2013 - sendo 782 (81%) de terceirizados, e 182 do quadro próprios das empresas concessionárias. No mesmo período foram registrados, aproximadamente, 9.700 acidentes típicos com afastamento, o que inclui um elevado número de mutilações.

O documentário é atualíssimo, pois apesar das denúncias e dos compromissos assumidos pela Cemig e pelo governador do estado, Fernando Pimentel, o quadro de descaso com os trabalhadores permanece o mesmo. Na Cemig, apenas em 2015, ocorreram quatro acidentes fatais, todos com trabalhadores terceirizados a serviço da empresa. No mês de setembro ocorreram mais dois acidentes graves com terceirizados. Uma das vítimas está internada no Pronto Socorro João XXIII, em BH e teve braço e perna amputados e ainda com risco de morte. Infelizmente o outro eletricitário não resistiu aos ferimentos e faleceu na madrugada desta segunda-feira (28).

O Sindieletro-MG agradece ao presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Estadual Cristiano Silveira, que prontamente aprovou a realização deste evento na casa, e ao deputado Rogerio Correia, autor do requerimento.

item-0
item-1
item-2
item-3