Sindieletro cobra participação na elaboração do PCCR

Na tarde da terça-feira (06/09) o Sindieletro e a Cemig se reuniram para a apresentação e discussão dos trababalhos de elaboração do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR). O Plano está sendo elaborado pela consultoria Rhumo, contratada pela empresa. O Sindieletro, com outros sindicatos, foi logo avisando: queremos participação na construção do PCCR. Caso contrário, a Cemig corre grande risco de ter, novamente, muitos trabalhadores insatisfeitos com o funcionamento do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações.

Participaram da discussão pelo Sindieletro os diretores Jairo Nogueira Filho, Jair Gomes Pereira Filho e Wellington Pinto Coelho. Jairo destacou que o Sindicato pode dar grande colaboração para um PCCR justo, visto que tem disponisbilidade para ouvir todos os trabalhadores sobre suas atividades, cargos, funções, responsabilidades, expectativas e anseios e, depois, passar tudo para a consultoria subsidiar os seus trabalhos.

Pela manhã da sexta, a Cemig e um consultor apresentaram aos trabalhadores as bases do Plano, no auditório da Sede. A expectativa dos trabalhadores foi grande , eles queriam saber sobre os critérios, a estrutura e quando o Plano começaria a funcionar. Mas o representante da consultoria frustrou as expectativas ao informar que o novo PCCR ainda está em construção, terá 10 etapas e os trabalhos estão previstos para terminarem em outubro de 2017. Ou seja, novo PCCR só ano que vem. Houve grande burburino na plateia que compareceu ao auditório da Sede da Cemig quando foi informada que até a implantação do novo PCCR fica valendo o PCR atual. Muitos criticaram que o atual Plano de Cargo e Remuneração não funciona e é injusto.

O diretor de Relações e Recursos Humanos, Márcio Serrano, antecipou que o PCCR está entre os planos estratégicos da Cemig e vai considerar para as carreiras a produtividade e a meritocracia. Serrano disse ainda que a empresa está elaborando o PCCR também pensando na primarização das atividades-fim, ou seja, um quadro de pessoal próprio maior.

Para o Sindieletro, o PCCR é uma importante ferramenta de recursos humanos que deve, em primeiro lugar, valorizar os trabalhadores de forma justa. Por isso, é fundamental que o Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações seja construído com os sindicatos, considerando os anseios e as expectativas dos eletricitários. Queremos construir um plano justo, que acabe com os apadrinhamentos e dê oportunidades a todos os trabalhadores.