Sindieletro apoia

O Sindieletro, em reunião na quarta-feira (01), com o Comitê de Negociação Sindical da Cemig, reafirmou sua solidariedade aos engenheiros, conforme Cláusula III Garantias, Item 3.4 da Pauta de Reivindicações do ACT-2014/2015.

Na quarta-feira (01) foi realizada mais uma rodada de negociações, desta vez a pauta foi o salário mínimo dos engenheiros, o adicional de Coordenação e o adicional de Periculosidade. Durante a reunião foi apresentado um histórico dos cargos que existiam na Cemig, e as mudanças ocorridas na década de 1990.

Para conseguirem melhores salários, muitos engenheiros foram promovidos a gerentes. A partir de 2003, com a política de valorização do Salário Mínimo, pelo Governo Federal, a situação dos engenheiros se tornou mais complicada e a Cemig não consolidou, no Acordo Coletivo, o Salário Mínimo para os engenheiros.

A retirada da periculosidade e a reordenação dos cargos geraram mais perdas para a categoria, que mesmo assim continuava a desenvolver atividades em áreas de risco. Devido às ameaças e perseguições promovidas na antiga direção da Cemig, a busca da equiparação, via justiça do trabalho se tornou ainda mais difícil.

Por sua vez, a Cemig alegou que não implantou o pagamento do salário mínimo profissional por falta de dinheiro, e informou que as distorções deveriam ser discutidas da Mesa de PCR. Foi destacado que os técnicos de nível 4 já são contemplados, mas os engenheiros continuam sendo prejudicados.

è sabido que esperar que o PCR corrija as distorções à curto prazo não dá conforto aos profissionais, que há tempos esperam pelo reconhecimento da Cemig. A proposta é de que haja discussão específica, desvinculada do PCR.

O presidente do Comitê de negociação, Luiz Augusto Barcelos, esclareceu que todo o conteúdo da reunião e as argumentações técnicas serão levadas para análise interna na Cemig, para posterior resposta às reivindicações. A partir das análises, serão apresentadas propostas nas mesas de negociação. Luiz Augusto informou, ainda, que nova reunião para discutir o Salário Mínimo Profissional será agendada o mais breve possível.