Sindieletro alertou, Cemig ignorou: Eletricista de corte é vítima de tentativa de homicídio

Desde o início da pandemia, cobramos e lutamos pela suspensão das atividades de inspeção e corte, em defesa da vida; além do vírus, trabalhadores estariam mais expostos à violência, devido à crise econômica, que deixou milhões de desempregados, sem ter até o que comer.

Em defesa da vida dos trabalhadores e trabalhadoras, desde o início da pandemia, no começo de 2020, o Sindieletro defendeu a suspensão das atividades não emergenciais de campo em unidades consumidoras, como as de inspeção e corte de energia. Ao mesmo tempo, defendeu que os consumidores não fossem punidos (corte e juros) com o atraso na conta de luz, devido à crise econômica que se agravou ainda mais com a covid-19.

Além disso, o risco de violência contra os eletricistas foi potencializado com a pandemia, tendo em vista que milhões de trabalhadores ficaram desempregados, milhões passaram a não ter recurso algum para colocar comida em casa e muito menos para pagar a luz e água. O resultado, uma bomba preste a explodir: o desespero do consumidor desembocaria em mais violência contra o trabalhador que, por ordem da empresa, fosse realizar o corte.

Por um pequeno período a Cemig atendeu a proposta do Sindieletro de suspender as atividades de inspeção e corte, mas voltou atrás e insistiu em manter os serviços em campo. Diariamente, os eletricistas são xingados e ameaçados de agressão e morte. Infelizmente, a violência chegou a um ponto que a ameaça evoluiu para o fato, com a tentativa de homicídio contra um trabalhador.

Seis tiros disparados contra o companheiro eletricista

Aconteceu em Juiz de Fora, na manhã da quarta-feira, 29, com o eletricista terceirizado da Encel, Tiago Quinelato, de 37 anos. Ele está há dois meses na função. Tiago realizava um corte no bairro Santos Dumont, e foi atacado por um morador, que usou uma arma de fogo para tentar matá-lo, efetivando seis disparos contra o companheiro. O trabalhador conseguiu fugir, escondendo-se num matagal. Por sorte, nenhum tiro o atingiu. A PM foi acionada e fez um Boletim de Ocorrência (BO); o autor da tentativa de assassinato fugiu e, até o momento, não foi localizado.

A Cemig abriu um comunicado preliminar de incidente potencial. Perguntamos: A empresa vai mudar sua política de saúde e segurança? Vai repensar o trabalho em campo, como a inspeção e corte, ouvindo os trabalhadores e seus sindicatos para criar uma política efetiva que preserve a vida dos eletricitários e eletricitárias?