O Sindieletro vem se consolidando entre os maiores sindicatos do país e, mais uma vez, sedia um grande evento. Nos dias 19 e 20 de maio será realizado no auditório do Sindicato, o Seminário Nacional de Políticas Energéticas..
A ideia do evento nasceu após uma mesa de diálogo, em 2012, intermediada pela Secretaria Geral da Presidência da República, sobre o setor elétrico.
O seminário é uma iniciativa da Plataforma Operária e Camponesa de Energia, organização que congrega os movimentos populares e sindicais, representantes dos trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade e tem como tema: O Petróleo e a Energia Elétrica.
O Seminário contará com a presença de importantes estudiosos do setor elétrico brasileiro, como o professor do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC, Igor Fuser, do diretor do Núcleo Estratégico da Secretaria de Políticas Energética do Ministério de Minas e Energia, Gilberto Hollauer. Franklim Moreira, presidente da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), representante do Movimento dos Atingigos por Barragens (MAB) e da Federação ùnica dos Petrolérios (FUP).
O objetivo do encontro é unificar o diagnóstico sobre o atual modelo energético brasileiro e construir um projeto energético popular, a partir da visão dos trabalhadores.
Confira abaixo a programação completa do seminário
19/05 - segunda-feira
10h às 12h - Mesa de Abertura - Igor Fuser (UFBA)
12h às 14h - Intervalo para almoço
14h às 19h - Mesa temática: Atualidade e perpectivas da indústria energética no Brasil- Eletricidade e Petróleo-
Debatedores: Dorival Gonçalves (UFMT) e Franklim Moreira - presidente da FNU
20/05 terça-feira
08:30 às 12h - Mesa temática; Estado e Sociedade no planejamento, regulamentação e organização da indústria energética
Debatedores: Gilberto Hollauer - diretor do Núcleo Estratégico/SPE/MME - Giorgio Romano- professor da UFBA - Movimento dos Atingidos por Barragens - João Moraes da FUP e FISENGE
12h às 13:30h - Intervalo para almoço
13;30h às 16:30 - Mesa temática: Os desafios para a classe trabalhadora na construção do Projeto Energético Popular