Semana termina com segunda audiência de conciliação sobre demissões no TRT

Está sendo realizada na tarde desta sexta-feira,24, a segunda Audiência de Conciliação mediada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT 3ª Região) sobre as demissões em massa realizadas pela Cemig e as reivindicações que integram a ação coletiva impetrada pelo Sindieletro na Justiça do Trabalho.

O Sindicato questiona a legalidade da motivação apresentada pela Cemig nas demissões; a ausência de prévia negociação coletiva com o Sindicato e cobra a estabilidade prevista pelo período eleitoral. A ação também cobra o cumprimento da cláusula do Acordo Coletivo de Trabalho que prevê a manutenção do emprego e a requerer indenização por danos morais coletivos à categoria.

No último dia 22, foi realizada a primeira audiência de conciliação no TRT 3ª Região, que contou com a participação de representante do Ministério Público do Trabalho. Não houve consenso sobre a reivindicação do Sindieletro para que a Cemig revogue as dispensas arbitrárias e negocie alternativas com a representação dos trabalhadores. Em virtude de impasse entre as partes, foi agendada nova audiência.

Luta continua - Eletricitários e eletricitárias devem seguir mobilizados e firmes na luta contra as arbitrariedades da Cemig. Durante essa semana, debateremos as demissões nas reuniões setoriais para elaboração da Pauta de Reivindicações para o ACT 2016/2017, que estão sendo promovidas nas portarias da empresa em todo o Estado. Participe!