Em todo o Estado a semana será de assembleias de eletricitários que avaliam a pré-pauta organizada pelo Sindieletro a partir das reivindicações apresentadas pelos trabalhadores em setoriais e enviadas para o Sindicato por e-mail. Na Cidade Industrial trabalhadores deliberaram sobre a proposta de pauta e apresentram algumas sugestões para aperfeiçoar o documento que será entregue à Cemig no próximo dia 1º. Durante o debate, eletricitários denunciaram o autoritarismo da gerência e o clima pesado no Quarteirão 10, na Cidade Industrial
Trabalhadores reclamam de corte de até 1 minuto de atraso registrado na roleta, uma rigidez que destoa do registro de hora extra. Quando os eletricitários têm que trabalhar no horário de almoço ou após o expediente para atender outros trabalhadores que vão buscar o veículo, o período não é registrado. O Sindieletro cobra providências para reverter o autoritarismo e os privilégios, como o uso do estacionamento interno só para protegidos dos chefes, acontecimentos que tornam o ambiente de trabalho muito ruim no Quarteirão 10.
Anel Rodoviário
Entre muitos trabalhadores do Anel o clima para campanha salarial, deste ano, apresenta uma dose extra de esperança, seja pela perspectiva de mudança no modelo de gestão da Cemig, seja pela maior participação da categoria na construção da pauta o que permitiu a elaboração de um diagnóstico crítico sobre a empresa. O técnico em gestão administrativa do Anel, Ronildo Gonçalves, acredita que uma possível revisão no Acordo de Acionistas e a mudança na política de dividendos da estatal permitiria maior investimento nos trabalhadores, na rede elétrica e nas condições de trabalho.
O técnico Luiz Carlos Moreira também espera que esta campanha seja um marco na luta dos eletricitários. “Estamos há mais de dez anos levando pancada do governo de Minas, sem aumento real, que coloca o pelotão de elite para impedir que a gente se aproxime do governador para apresentar nossas demandas. É preciso mudança”.
O Sindicato esclarece que, após deliberação das assembleias que serão realizadas até o próximo dia 25, a pré-pauta será transformada na pauta de reivindicações dos eletricitários para o ACT 2014/2015 e entregue à direção da Cemig.
No São Gabriel debates e aprovação
O grande diferencial nesta campanha, sem sombra de dúvidas, é a participação dos eletricitários, que deram importantes contribuições para a construção da pré-pauta. E o debate não para! Na assembleia realizada no São Gabriel os trabalhadores ficaram à vontade e concentrados para entender cada item da pré-pauta. Debateram e opinaram, sugeriram mudanças e demonstraram disposição de lutar para defender o acordo coletivo e garantir conquistas.
O eletricista de plantão do São Gabriel, Adilson Galdino, elogiou a forma de condução das reuniões para definir a pauta de reivindicações do ACT. Adilson afirmou que está se sentindo plenamente representado. “Foi muito bom ver as reivindicações específicas de cada local de trabalho na pauta. A dinâmica adotada foi a melhor forma encontrada pelo sindicato, o que permite o surgimento de muitas sugestões dos trabalhadores”.
O Sindieletro agradece a contribuição de cada trabalhador que apresentou sugestão para a pauta e convoca os eletricitários para que continuem participando da campanha para mostrar a força e a organização da categoria.