Após grande pressão dos sindicatos, recebemos o comunicado da prorrogação da data-base até 19 de novembro. Foi uma vitória, no entanto, nossa avaliação é de que esse tempo é muito curto para a continuidade das negociações. Agora, temos mais certeza ainda: mais de uma semana depois da última reunião, no dia 27 de outubro, a gestão da Cemig ainda não havia encaminhado nenhuma proposta para a categoria.
Porém, recebemos, na quinta-feira (4), mais um convite para uma reunião de negociação. Hoje, a partir das 11h, estaremos em mesa com a gestão. Ansiamos por receber, finalmente, respostas claras e uma contraproposta à altura da categoria eletricitária.
Até o momento, a sinalização em mesa é péssima: negação taxativa de quase todos os itens da pauta, principalmente os econômicos. Justificativas em vez de propostas. Silêncio em vez de debate. Como havíamos imaginado, a negociação com a gestão zemista é truculenta e cheira a retrocesso. Mas nossa história é de luta e nós sabemos como agir em situações como essa. Por isso, chamamos a categoria eletricitária: se preparem para um novo passo na nossa campanha salarial!
Não aceitaremos a enrolação, muito menos a retirada de direitos. Acompanhe os informes pelo site e redes sociais. Preparem as mentes e corações para acirrarmos a luta a partir da próxima semana. Nossa locomotiva está aquecida e estamos prontos para colocar a Cemig nos trilhos! Esse “trem” é nosso!