O Sindieletro vem a público afirmar que não deliberou nada contra o processo de seleção interna atualmente em curso.
Em conversas realizadas nas portarias, o Sindieletro está entendendo que a maioria dos trabalhadores prefere que o concurso atual não seja cancelado, mas que a empresa negocie uma nova política para recrutamento interno nas negociações do ACT 2014.
Avançar
Destacamos que a seleção interna foi uma conquista da categoria no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT 2013). Entendemos que a construção unilateral da seleção interna trouxe vários problemas e insatisfações na categoria.
Na pauta do ACT 2014/2015, entregue para a direção da Cemig e em negociação, reivindicamos que as empresas promovam concurso interno com regras negociadas com o Sindieletro, acabe com as restrições gerenciais para possibilitar ampla participação dos empregados.
Reivindicações
O Sindieletro tem recebido várias sugestões dos eletricitários para construção de uma nova política de seleção interna, entre elas: periodicidade fixa anual, ou, no máximo, a cada dois anos. Garantia de mais vagas para o interior e que o edital seja construído com a participação do Sindicato. Que a validade do concurso de quatro meses passe para um ano.
Reivindicam ainda que a carência para participar de nova seleção interna, atualmente de cinco anos, deve ser menor e que as condições para participar do processo devem ser comprovadas na data de posse no novo cargo, e não no momento da inscrição.
Contribua com o debate, participe das setoriais e mande email para cinformacao@sindieletromg.org.br