Aposentados e pensionistas terão até o dia 28 de fevereiro para fazer a comprovação de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O prazo acabaria no dia 31 de dezembro, mas o governo resolveu alterar a data devido ao grande número de beneficiários que ainda não realizaram o procedimento.
A prova de vida é realizada no banco em que o aposentado ou pensionistas recebe o benefício, mediante a apresentação de um documento de identificação com foto. Não é necessário comparecer a uma agência da Previdência Social.
Mais de 34 milhões de pessoas recebem benefícios do INSS. Destes, mais de 6,5 milhões ainda não realizaram a prova de vida.
O INSS informa que o procedimento é obrigatório para todos que recebem seus pagamentos por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. Aqueles que não fizerem a comprovação de vida, poderão ter o pagamento suspenso. Alguns bancos também podem realizar o procedimento através da biometria.
Quem estiver impedido de comparecer a uma agência pode ainda realizar a prova por meio de um procurador cadastrado no INSS. Para os que estão no exterior, será possível realizar o procedimento comprovação de vida por meio de um procurador cadastrado no INSS ou utilizando o Formulário Específico de Atestado de Vida para o INSS, disponível no site da Previdência.
Mais informações podem ser vista no site do INSS.
Fonte: Portal Qwerty, com informações do portal UOL