Saúde e segurança



Saúde e segurança

No dia 20 de setembro o Centro de Estudos e Práticas em Saúde e Segurança do Trabalhador (CEPRASST) da UFMG promoverá, em Belo Horizonte, um debate sobre intervenções sociais em saúde e segurança do trabalhador. O evento que fará um balanço das ações no setor e debaterá perspectivas para saúde e segurança será realizado no auditório Sônia Viegas / FAFICH / UFMG / Campus Pampulha.

O CEPRASST é um núcleo de reflexão permanente que propõe desenvolver pesquisas sobre as diversas dimensões do trabalho e apoiar ações de intervenção social para promover a saúde e a segurança no trabalho, por meio do desenvolvimento de sistemas de prevenção com base no retorno da experiência dos trabalhadores.


Além da experiência acumulada no projeto Conexões de Saberes sobre o Trabalho, coordenado pela professoraa. Daisy Cunha, da Faculdade de Educação, nas atividades do Laboratório de Ergonomia da UFMG e do Laboratório de Psicologia do Trabalho da FAFICH, associados ao Fórum Interdisciplinar em Saúde Mental e Trabalho da UFSJ, à UNIFEI e Fundacentro, o CEPRASST constitui um espaço destinado à troca de informações sobre práticas, experiências, conhecimentos e eventos sobre saúde do trabalhador e, mais especificamente, saúde mental e trabalho.


O debate é berto a todos os interessados. Inscrições podem ser feitas até 17 de setembro no site www.fco.eng.ufmg.br.

Convidados

A presença de convidados nacionais e internacionais permititá debater questões importantes, como:

Por que as ações sociais e os conhecimentos acumulados não aumentam nossa capacidade de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais?

Tornou-se usual afirmar, que acidentes e doenças no trabalho são fenômenos sociais. Mas quais dispositivos e formas de intervenção social são necessários para aumentar a confiabilidade dos sistemas de produção?

Por que os sistemas de prevenção existentes, eventualmente, falham, mesmo em situações que parecem estar sob controle?

Veja a lista de Conferencistas:

09:00 às 10:30
Jacques Theureau (CNRS- Paris/França)
Engenheiro, pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS-França), realiza há mais de trinta anos pesquisas em antropologia cognitiva das atividades de trabalho e concepção ergonômica nos mais variados campos (da atividade do enólogo às de controle de reator nuclear, passando pelas atividades de enfermagem e situações de trabalho informatizado). Integrou desde os anos 1970 a equipe do Laboratório de Ergonomia do CNAM, coordenado por Alain Wisner. Mais recentemente, estendeu suas pesquisas a outras áreas: desporto e concepção de formação e treinamento esportivo, educação e concepção de situações de aprendizagem, práticas musicais e concepção de situações musicais.

11:00 às 12:30
Rodolfo Andrade de Gouveia Vilela (Faculdade de Saúde Pública/USP)
Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1977), especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela FAAP/SP, Especialista em Ergonomia pela UNIMEP convênio com a UFMG (2006); mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Foi Coordenador do CEREST Piracicaba por 7 anos. Pós Doutorado na Helsinki University, Center for Research on Activity Development and Learning – CRADLE (2013). É orientador de Pós Graduação e supervisor de Pós Doutorado junto à Faculdade de Saúde Pública da USP/ SP capital - Departamento de Saúde Ambiental. Atua na área de Ergonomia, Segurança e Saúde do Trabalhador. Tem experiência em pesquisa, ensino e políticas públicas na área de saúde do trabalhador, análise e prevenção de acidentes, outros riscos relacionados ao trabalho e riscos tecnológicos.

Ildeberto Muniz de Almeida (Faculdade de Medicina de Botucatu/UNESP)
Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (1980), mestrado (1996) e doutorado (2000) em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Atualmente é docente do Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde do Trabalhador, atuando principalmente nos seguintes temas: acidentes do trabalho, prevenção de acidentes, análise de acidentes, concepções de acidentes e saúde do trabalhador.

Investimento:

R$ 30,00 estudante
R$ 70,00 profissionais

item-0
item-1
item-2
item-3