A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Câmara de Belo Horizonte, aprovou requerimento (nº 1.071/19), de autoria do vereador Pedro Patrus, para a realização de uma visita técnica na base do São Gabriel.
A visita foi marcada para hoje, dia 17, às 10 horas. Os vereadores querem obter informações sobre o comprometimento dos serviços prestados em razão do fechamento do São Gabriel. O Sindieletro estará presente para repassar todas as informações necessárias aos vereadores.
A base do São Gabriel é a que atende uma grande população do entorno do bairro e de municípios adjacentes, incluindo Venda Nova (o bairro mais populoso de BH), a cidade de Lagoa Santa e o Aeroporto de Confins, entre outros locais. Além disso, é uma grande área de preservação ambiental que está em risco de ser destruída se a base for vendida para especuladores imobiliários.
O Sindieletro continua na luta pela reabertura das bases operacionais fechadas, para impedir novos fechamentos e contra a privatização da Cemig. Os trabalhadores do São Gabriel foram transferidos para o AR, e agora correm mais riscos de acidentes, porque precisarão de tempo maior de deslocamento, de enfrentar trechos maiores da BR 381, considerada a “rodovia da morte”. A saúde estará mais comprometida também, pelo estresse e pressão.
E a população anteriormente atendida pelo São Gabriel também vai sofrer conseqüências danosas, pela imposição de mais tempo na espera dos serviços, principalmente pelo restabelecimento da energia em caso de apagão.