Salve a Rede Minas



Salve a Rede Minas

Mais de 200 profissionais ocupam a Avenida Nossa Senhora do Carmo em protesto contra ameaça de demissões pelo governo do Estado e prejuízo da programação

Os manifestantes ocuparam as pistas da Avenida Nossa Senhora do Carmo. Cerca de 200 funcionários da Rede Minas realizaram nova manifestação na tarde desta terça-feira (30), em frente a sede da emissora. Eles protestaram mais uma vez contra a ameaça de demissão em massa e consequente impacto na programação da emissora de TV. A medida está sendo tomada em atendimento a uma legislação que altera a atual estrutura de cargos e carreiras da empresa e prevê a realização de um concurso público para contratação de novos funcionários. Cinco programas já foram extintos e 50 trabalhadores demitidos. Outros 100 correm o risco de perder os empregos.

Segundo Luciano Correia, jornalista e um dos coordenadores do movimento dos trabalhadores da Rede Minas, os profissionais não são contra a realização dos concursos, mas temem pelo fim da programação de entretenimento, cultura o informação. “Queremos que haja um processo de transição, até que os concursados sejam contratados. Não somos contra a realização do concurso. O que queremos é a manutenção da qualidade da programação desta emissora educativa e cultural, que só será mantida com condições justas de trabalho”, disse Luciano Correia.

Para ele, o governo do Estado deveria dar continuidade da política pública de investimento da ADTV, empresa que contrata os funcionários da Rede Minas, enquanto se realiza a transição para o concurso. “A ADTV atende muito bem aos trabalhadores e isso pode continuar enquanto se adota o processo de concurso. O modelo de gestão deveria ser mantido, para que a programação não fosse prejudicada, muito menos trabalhadores e telespectadores.” Luciano Correia considera extremamente importante o apoio das centrais sindicais. “O apoio das centrais, que são ótimas interlocutoras, é muito bem-vindo.”

No primeiro ato desta terça-feira a classe artística também endossou a manifestação e realizou apresentações musicais. Chico Amaral, Chico Lobo, Fabinho do Terreiro, Fernando Sodré, Manezinho do Forró, Túlio Mourão, Gabriel Guedes, filho de Beto Guedes, Jairo Lara e Daniel Jobim, neto de Tom Jobim, estão entre os músicos que aderiram ao movimento. Um piano também colocado à disposição dos manifestantes para ajudar a complementar o "barulho".

Uma fan page criada no Facebook com o nome "Salve a Rede Minas" tem recebido várias manifestações de apresentadores, jornalistas, músicos e telespectadores contrárias ao fim da programação da emissora. A página entrou no ar na última sexta-feira (26) e já tem quase 3.000 apoiadores.

Veja a lista dos outros programas que estão correndo risco de sair do ar:

Agenda

Alto-Falante

Brasil das Gerais

Breve História

Clube do Esporte

Coletânea

Curta

Dango Balango

Diverso

Feira Moderna

Harmonia

Imagem da Palavra

Jornal Minas

Mais ação

Meio de Campo

Missa Dominical

Noturno

Opinião Minas

Palavra Cruzada

Planeta

item-0
item-1
item-2
item-3