Salve a Rede Minas

Mais de 200 profissionais ocupam a Avenida Nossa Senhora do Carmo em protesto contra ameaça de demissões pelo governo do Estado e prejuízo da programação

Os manifestantes ocuparam as pistas da Avenida Nossa Senhora do Carmo. Cerca de 200 funcionários da Rede Minas realizaram nova manifestação na tarde desta terça-feira (30), em frente a sede da emissora. Eles protestaram mais uma vez contra a ameaça de demissão em massa e consequente impacto na programação da emissora de TV. A medida está sendo tomada em atendimento a uma legislação que altera a atual estrutura de cargos e carreiras da empresa e prevê a realização de um concurso público para contratação de novos funcionários. Cinco programas já foram extintos e 50 trabalhadores demitidos. Outros 100 correm o risco de perder os empregos.

Segundo Luciano Correia, jornalista e um dos coordenadores do movimento dos trabalhadores da Rede Minas, os profissionais não são contra a realização dos concursos, mas temem pelo fim da programação de entretenimento, cultura o informação. “Queremos que haja um processo de transição, até que os concursados sejam contratados. Não somos contra a realização do concurso. O que queremos é a manutenção da qualidade da programação desta emissora educativa e cultural, que só será mantida com condições justas de trabalho”, disse Luciano Correia.

Para ele, o governo do Estado deveria dar continuidade da política pública de investimento da ADTV, empresa que contrata os funcionários da Rede Minas, enquanto se realiza a transição para o concurso. “A ADTV atende muito bem aos trabalhadores e isso pode continuar enquanto se adota o processo de concurso. O modelo de gestão deveria ser mantido, para que a programação não fosse prejudicada, muito menos trabalhadores e telespectadores.” Luciano Correia considera extremamente importante o apoio das centrais sindicais. “O apoio das centrais, que são ótimas interlocutoras, é muito bem-vindo.”

No primeiro ato desta terça-feira a classe artística também endossou a manifestação e realizou apresentações musicais. Chico Amaral, Chico Lobo, Fabinho do Terreiro, Fernando Sodré, Manezinho do Forró, Túlio Mourão, Gabriel Guedes, filho de Beto Guedes, Jairo Lara e Daniel Jobim, neto de Tom Jobim, estão entre os músicos que aderiram ao movimento. Um piano também colocado à disposição dos manifestantes para ajudar a complementar o "barulho".

Uma fan page criada no Facebook com o nome "Salve a Rede Minas" tem recebido várias manifestações de apresentadores, jornalistas, músicos e telespectadores contrárias ao fim da programação da emissora. A página entrou no ar na última sexta-feira (26) e já tem quase 3.000 apoiadores.

Veja a lista dos outros programas que estão correndo risco de sair do ar:

Alto-Falante

Brasil das Gerais