Saiba como utilizar o aplicativo Meu INSS para diversos serviços online

Inovação tecnológica é a palavra de ordem nestes últimos dois anos, haja vista que a pandemia alterou a rotina dos serviços públicos. Aproximar o público dos serviços essenciais através da tecnologia é um desafio. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) busca se adaptar às vantagens do atendimento online para melhor atender seu público. Por isso, desenvolveu melhorias no aplicativo Meu INSS.

Completamente reformulado, o app proporciona melhor interação e mais serviços virtuais. Um dos principais serviços que provocam aglomeração e até muitos constrangimentos é a prova de vida, que sempre precisa da renovação, agora é possível fazer pelo Meu INSS. Muitas pessoas sentem dificuldades para utilizar o serviço, mas vamos detalhar aqui no Tudo Bahia como baixar e se cadastrar.

Instalando e cadastrando Meu INSS

O aplicativo Meu INSS é muito intuitivo e, portanto, não demanda muita dificuldade. Basta ter um pouco de atenção durante o processo.

Primeiro, é necessário procurar em sua loja de aplicativos (Play Store – Android) ou App Store (IOS) por “Meu INSS”. Em seguida, clique em baixar o aplicativo.

Logo após, clique em abrir e, caso seja cadastrado já na versão anterior, basta digitar o CPF para login e senha. Se não tiver cadastro ainda, é só clicar em “Inscrever no INSS” e preencher com os dados necessários. Outra via mais fácil é entrar através dos “Dados do gov.br” que podem ser:

Bancos Credenciados: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica Federal, Sicoob e Santander. Com conta em qualquer um desses bancos, é possível acessar o aplicativo;

Certificado digital em nuvem;

Validação Facial App Meu gov.br;

Internet Banking;

Número do CPF;

Certificado digital.

Um código de acesso será enviado para o telefone cadastrado anteriormente ou no momento do primeiro acesso. Esse código de validação deverá ser inserido no campo “Código de Acesso”. Após clicar nele já será possível passar para a última fase no App Meu INSS.

Dentro da plataforma, serão realizados alguns questionários para confirmar a autenticidade do usuário. Feito isso já será possível utilizar a plataforma e os serviços disponíveis.

Fazendo agendamentos no Meu INSS

Para realizar agendamentos no Meu INSS, é necessário “Fazer Login” e, em seguida, procure no aplicativo a sessão “ Agendamentos/Requerimentos”. Após, encontre o serviço que deseja agendar.

Agendamento de Perícia Médica

O agendamento para perícia médica é realizado no aplicativo clicando em “Crie sua conta Gov.br”. Em seguida, basta selecionar uma das formas de se cadastrar.

Serão pedidas algumas informações para efetuar o cadastro. Na sequência clique em “Agende sua Perícia” e depois em “Agendar Novo”.

O usuário poderá fazer o acompanhamento através do “Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade”.

Fonte: Portal Tudo Bahia