O mineiro é conhecido por não perder o trem, e este é um passeio realmente imperdível. Conhecer Rio Acima, cidade a 34 km de Belo Horizonte, famosa pela beleza de suas cachoeiras, a bordo de uma Maria Fumaça movida a vapor, batizada de Elisabeth, é um programa que pode agradar toda a família.
Fabricada na Alemanha em 1924, a locomotiva chegou ao Brasil na década de 1940, para o transporte de cana de açúcar em Pernambuco. Em 2009 foi adquirida pela prefeitura de Rio Acima e totalmente restaurada para funcionar como o trem turístico cultural de Rio Acima, mais conhecido como Trem das Cachoeiras.
Ciclo do ouro e da água limpa
A Maria Fumaça realiza passeios nos finais de semana e feriados num percurso de 7 Km, ida e volta, que é feito à uma velocidade máxima de 12 Km por hora. O passeio dura aproximadamente 50 minutos, partindo da centenária estação ferroviária no centro de Rio Acima até o bairro Labareda. Há previsões de aumento do percurso, que deverá ser ampliado até o distrito de Honório Bicalho, em Nova Lima.
Na viagem de trem, o visitante tem a oportunidade de conhecer um pouco da história da cidade, sobre o ciclo do ouro e a rica cultura de Minas. Depois do passeio de locomotiva, dá para se deliciar com a comida mineira e seguir a dica do eletricitário aposentado e ex diretor do Sindieletro, João Geraldo Eustáquio, que há 18 anos mora em Rio Acima. “Vale a pena conhecer as cachoeiras e caminhar nas trilhas até o mirante da Serra da Gandarela, onde a prefeitura tem um projeto para a criação de um parque estadual”.
A criação do Parque Estadual da Gandarela é um sonho antigo de moradores e ambientalistas, que lutam contra o avanço das mineradoras e a preservação da vegetação e de vários cursos que abastecem, principalmente, a população de Belo Horizonte com água limpa e de qualidade.
A Maria Fumaça opera aos sábados, domingos e feriados, com partidas às 10h, 13h , 14h30 e 16h. Crianças até 12 anos e pessoas acima de 60 anos pagam R$ 10. O preço para os demais passageiros é de R$ 20.
Mais informações sobre o passeio e os pontos turísticos de Rio Acima, no Centro de Referência Ambiental e Turística de Rio Acima (Crat), pelo telefone (31) 3545. 2947, ou pela internet: www.crat.com.br.