Em comunicado veiculado na intranet na útima terça-feira, 21, a direção da Cemig anunciou a distribuição da verba residual de 0,4% da folha de salário base de dezembro de 2013. A empresa diz que vai usar os resultados de 2011, 2012 e 2013 para distribuir a verba. Mas essa decisão isolada contraria o que foi praticado no último Acordo Coletivo de Trabalho que assegurou a destinação do aumento real para todos, de forma transparente. Entre os trabalhadores o clima é de revolta com esse favorecimento.
O Sindicato defende a distribuição igual da verba para todos os eletricitários, reivindicação que entrou na pauta de reivindicações da categoria após ser debatida e aprovada pelos trabalhadores em mais de 150 setoriais e assembleias. Mas a Cemig, desconsiderando o anseio dos eletricitários, comprova de novo seu distanciamento dos trabalhadores ao aplicar o recurso sem diálogo nenhum com as entidades sindicais. Inclusive, a decisão de não fazer avaliação de desempenho esse ano foi tomada a portas fechadas.
Para o Sindieletro é lamentável que, com essa decisão arbitrária, a direção da Cemig perca a oportunidade de se aproximar dos trabalhadores, retirando a chance de quem ainda não recebeu aumento por verba do PCR.