O SINDAGUA participou na tarde da terça- feira, 24, acompanhado de uma comissão de leituristas (Lucas, Thiago e Herbert), de reunião com a presidência da Copasa e assessores da empresa, para discutirmos medidas de proteção dos trabalhadores de fatores de contaminação pelo coronavirus durante as atividades.
Foram pontuadas medidas necessárias na operacionalização dos serviços, como adequação dos Equipamentos de Proteção Individual (EPls) e cuidados específicos para impedir a contaminação dos leituristas.
Depois de ouvir o Sindicato, a direção da Copasa decidiu acatar medidas imediatas para trabalhadores leituristas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em razão da utilização de transporte coletivo de massa, que expõe os trabalhadores dentro dos ônibus que circulam lotados.
Ficou acertado com a empresa que, de 26 de março a 10 de abril, os consumidores na Região da Grande-BH terão suas contas faturadas pela média de leitura e que estes trabalhadores leituristas nestas localidades poderão ter o ponto liberado pela manhã e à tarde.
Todos os leituristas e demais trabalhadores em todo estado terão a disponibilização de álcool gel e a empresa averiguará a conveniência de utilização de EPls, máscaras e luvas.
O Sindicato terá outra reunião com a empresa na próxima semana para avaliar a situação dos leituristas e demais trabalhadores e encaminhar eventuais novas proposições.
Sindicato e Copasa se empenham para discutir abertamente todas as alternativas possíveis, com o objetivo de proteger os trabalhadores da pandemia e manter a qualidade em nossa prestação de serviços à comunidade.
Fonte: Portal Sindágua/MG