Na última semana a Cemig realizou mais uma Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), que trata de diversos temas que envolvem a saúde e as condições e relações de trabalho da categoria.
Para o último dia de evento, na sexta-feira (23), a programação previa uma palestra de Caroline Ruella, vice-presidente da CIPA da Sede da Cemig e diretora do Sindieletro, sobre prevenção e combate ao assédio moral. Também haveria uma palestra sobre saúde mental. No entanto, de última hora a gestão resolveu trocar ambas para segurança no trânsito.
Uma pauta tão séria e urgente na Cemig não deveria permanecer na programação de uma semana de conscientização? Por qual motivo a Cemig mudou o tema? Por que o receio de falar a sério sobre o assédio moral na empresa? Intriga ainda mais o fato de o acidente de trânsito já ter sido tratado na SIPAT na segunda-feira (19) – claramente foi um tapa-buraco para uma decisão abrupta.
-------------------------------------------------------
Acompanhe o Sindieletro nas redes sociais:
ATENÇÃO: entre nos nossos GRUPOS EXCLUSIVOS no WhatsApp e Telegram para receber notícias do Sindieletro!
(Os grupos são fechados e apenas a Comunicação oficial do Sindieletro envia as mensagens)
Grupo para ativos do Sindieletro no WhatsApp | Grupo para ativos do Sindieletro no Telegram
Grupo para aposentados do Sindieletro no WhatsApp | Grupo para aposentados do Sindieletro no Telegram
Converse com o Sindieletro no WhatsApp
-------------------------------------------------------
Durante a semana, o Sindieletro liberou conteúdos informativos sobre o assédio moral e a realidade na empresa. Trouxemos orientações sobre a identificação e o tratamento dos casos. Panfletamos nas bases e enviamos conteúdo por meio das redes sociais. O nosso compromisso como entidade sindical é oferecer informações e meios para municiar a categoria contra ataques e fortalecer a consciência dos trabalhadores sobre seus direitos.
Não podíamos deixar de salientar, portanto, os múltiplos exemplos de assédio moral ocorridos na empresa nos últimos tempos. A decisão de retirada do tema da SIPAT só evidencia uma vez mais o despreparo e descompromisso da gestão Zema na Cemig com a saúde dos trabalhadores. Queríamos que o tema fosse tratado com seriedade o ano inteiro, mas, pelo visto, a gestão não consegue debater o assédio moral nem por uma hora.